A responsabilidade por um meio ambiente de trabalho saudável e seguro é do empregador, razão pela qual tem o dever legal de reparar os danos que, porventura, venham a causar aos seus funcionários. Adentra-se, portanto, na seara da responsabilidade civil do empregador.
BAÍA, Júlio César de Paula Guimarães. Direito Individual e Coletivo do Trabalho. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I – O empregador tem o dever de reparar os danos causados ao trabalhador caso as normas de segurança e medicina do trabalho não sejam cumpridas.
II – Na responsabilidade civil subjetiva a culpa do empregador é investigada, ou seja, para que haja o dever de indenizar, ele deverá ter agido com culpa ou dolo (com ou sem intenção de provocar o dano).
III – Na responsabilidade objetiva, o dever de indenizar independe da existência de culpa, basta a presença de dano e do nexo de causalidade para que a reparação civil seja devida.
IV – Na seara trabalhista, a responsabilidade não poderá se traduzir no pagamento de indenização por danos morais, mas apenas patrimoniais e éticos.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III.
b.
I, II e IV.
c.
I, III e IV.
d.
II, III e IV.
e.
I e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
63
Resposta:
I, II e III. Correto
Respondido por
40
Resposta:
I, II e III
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes