A respiração humana é influenciada por fatores internos e externos ao organismo. Esses fatores podem acelerar ou reduzir o ritmo respiratório, conforme as necessidades do corpo. Acerca desse tema, analise as afirmações seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em caso de menor eficiência na eliminação de CO2, o pH sanguíneo poderá baixar.
( ) Ao nível do mar, o principal gás que compõe o ar inspirado é o oxigênio.
( ) O diafragma é ativo tanto na inspiração quanto na expiração.
( ) O centro regulador automático do ritmo respiratório se localiza no bulbo.
( ) A entrada de ar nos pulmões ocorre quando a pressão atmosférica é maior que a pressão pulmonar.
Soluções para a tarefa
O julgamento correto é: V, F, V, V e V.
A respiração ocorre pela diferença de pressão, quando há mais pressão da atmosfera, o ar entre, quando há menos, o ar saí.
Em todo o planeta, a maior parte dos gases respiráveis é o nitrogênio, o oxigênio representa em media 23% dos gases.
A respiração é a ato de inspirar oxigênio para dentro do corpo ao mesmo tempo em que o dióxido de carbono e outras substâncias são expiradas do corpo.
GABARITO: VFFVV
JUSTIFICATIVAS:
0-0) VERDADEIRA. – O acúmulo de CO2 tende a reduzir o pH porque, dissolvido no plasma, o CO2 reage com a água produzindo ácido carbônico.
1-1) FALSA. – Ao nível do mar, a alta pressão de O2 no ar não é limitante para a respiração e por isso não modula o ritmo.Nessas condições, o principal fator de regulação é a pressão de CO2 sanguínea.
2-2) FALSA. – A inspiração se dá com a contração do diafragma, mas a expiração ocorre com seu relaxamento.
3-3) VERDADEIRA. – O principal centro de automatismo respiratório se encontra no bulbo, tronco encefálico, assim como químio-receptores que ajudam a modular o ritmo respiratório pela sua função de monitoramento.
4-4) VERDADEIRA. – A pressão pulmonar varia de menor a maior que a atmosférica em função da alteração no volume pulmonar durante o ciclo respiratório. O ar sempre se desloca do ponto de maior pressão para um de menor pressão. Na inspiração, a pressão pulmonar é menor que a atmosférica e, na expiração, a pressão pulmonar é maior.
FONTE da resolução : UFPE 2014---> Feita por O GLOBO