História, perguntado por aiaraa, 10 meses atrás

a respeito dos pensadores do século XVII, como John Locke, Montesquieu , Voltaire e Rousseau, explique: quais eram suas principais ideias?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafarosacanal
3

Resposta:

John Locke: era um filósofo naturalista, anti absolutista,anti mercantilista. Defendia a liberdade, individualidades e a propriedade privada. Acreditava que a função de um governante seria garantir o bem estar do povo, e se o governante não faz isso deve ser retirado do poder(contrato social).

Montesquieu: sua principalmente ideia era do governo baseado nos três pilares do poder: executivo, legislativo e judiciário.

Voltaire: sua principal ideia era a defesa do livre. Reconhecia Deus como princípio explicativo do universo, sendo assim um filósofo deísta. Não defendia a República.

Rousseau: filósofo contratualista. Defendia a ideia que a propriedade privada era a causa de todos os males. E dizia que apartir do momento que o homem tomou posse da natureza ele destruiu a mesma, dando uma ideia de que tudo o que é natural é coletivo.

Respondido por myrow69
0

Resposta:

Jon Locke: Filósofo inglês, importante para o liberalismo econômico, defendia o contrato social que davam direitos aos cidadãos (direitos civis, liberdade individual e propriedade privada).

Voltaire: Criticava o absolutismo. O filósofo francês defendia a liberdade no sentido amplo. Racionalizou Deus como arquiteto. Foi contra tortura e pena de morte. Vale ressaltar a célebre frase ''Não concordo como que me dizes, mas defendo até a morte o seu direito de dizer'', que nos diz muito sobre sua filosofia e ideias.

Montesquieu: Defendia que o governo dependia de circunstâncias e a formação de um governo que ''se auto fiscalizasse'' (executivo, judiciário e legislativo), serviu de base para a democracia moderna.

Jean-Jacques Rosseau: Considerado o mais radical, influenciou os jacobinos pela defesa da soberania do povo. Contesta a excessiva valorização da razão mas valoriza a paixão como pensamento político. Na contramão de Hobbes, acredita num contrato social ligado à vontade geral (maioria possui razão).

Todos foram considerados expoentes do Iluminismo e serviram de grande inspiração para a Revolução Francesa, que iria acontecer em 1789.

Perguntas interessantes