A respeito do texto “Economia e Aumento da Inclusão Financeira Feminina”, presente na coletânea Ética, Política e Economia, analise as assertivas que seguem:
I. As mulheres trabalham em média três horas a mais por semana do que os homens, em atividades remuneradas, afazeres domésticos e cuidados com outras pessoas, conforme o Estudo de Estatísticas de Gênero, do IBGE.
II. Segundo o IBGE, em 2016, as mulheres dedicavam dezoito horas semanais a trabalhos domésticos ou cuidados com pessoas idosas da família. Tais situações impulsionam as mulheres a buscarem empregos com jornada parcial e remuneração inferior.
III. De acordo com o levantamento feito pelo pesquisador Bruno Ottoni, o salário das mulheres que têm filhos é, em média, 35% menor em relação ao das mulheres que não tem filhos.
É correto o que se afirma em:
A) I apenas
B) II apenas
C) III apenas
D) I e II apenas
E) I, II e III
Soluções para a tarefa
Resposta l-ll-lll
Explicação:
E) I, II e III
Afirmativa I - Correta
Conforme um estudo de estatísticas de gênero feito pelo IBGE, em médias as mulheres trabalham por semana três horas a mais do que homens (isso somando o trabalho remunerado com as atividades domésticas e os cuidados com outras pessoa.
Afirmativa II - Correta
Ainda conforme o IBGE, em 2016 as mulheres disponibilizavam cerca de 18 horas por semana para realizarem trabalhos domésticos ou cuidarem de outra pessoas (como os filhos ou idosos da família. Já os homens, dedicavam 10,5 horas.
Afirmativa III - Correta
O pesquisador Bruno Ottoni fez uma análise que apontou que, no Brasil, as mulheres que possuem filhos têm um salário menor em 35% do que o daquelas que não o(s) tem.
Bons estudos!