A respeito do SAMU, marque a alternativa incorreta:
O SAMU 192 atende 75% da população brasileira.
A Central de Regulação Médica das Urgências deve possuir estrutura física constituída por profissionais médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM) e rádio operadores (RO).
As Unidades Móveis para atendimento de urgência deve ser composta por Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 2 (dois) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem;
Unidade de Suporte Avançado de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 5 profissionais, sendo 1 condutor de veículo de urgência, 2 enfermeiros e 2 médicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa incorreta corresponde a Letra D) A Unidade de Suporte Avançado de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 5 profissionais, sendo 1 condutor de veículo de urgência, 2 enfermeiros e 2 médicos.
Explicação:
A) Correta. Atualmente, o SAMU atende 75% da população brasileira: 149,9 milhões habitantes, distribuídos em 2921 municípios;
B) Correta. A Central de Regulação das Urgências: estrutura física constituída por profissionais (médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio-operadores) capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e/ou atendimento de urgência, por meio de uma classificação e priorização das necessidades de assistência em urgência, além de ordenar o fluxo efetivo das referências e contrarreferências dentro de uma Rede de Atenção;
C) Correta. A Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre deve ser tripulada por, no mínimo, dois profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem.
D) Incorreta. Correção: Uma Unidade de Suporte Avançado de Vida Terrestre deve ter, no mínimo, três profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência, um enfermeiro e um médico.
Resposta: D
Explicação:
No suporte avançado, intra ou pré-hospitalar de pacientes que necessitam de atendimento de emergência intensiva necessita de 1 condutor, 1 enfermeiro e 1 médico.