A respeito do "Prefácio interessantissimo" de Mário de Andrade, responda
a. Como nasce ou deve nascer a poesia, segundo o autor? Em que essa concepção poética difere da dos parnasianos?
b. Qual é a posição do poeta a respeito da lingua a ser usada em poesia? Em que essa posição difere da tradição literária?
c. Ao citar "automóveis, cinema, asfalto", o poeta indiretamente rejeita o rótulo de "futurista", frequentemente atribuído, na época, a todos os que eram modernistas. Segundo ele, de que deve tratar a arte moderna?
2, os modernistas da primeira geração tiveram uma posição iconoclasta, de destruição da cultura do passado, e apresentaram propostas para a implantação da arte moder na no Brasil. Veja algumas das propostas literárias dessa geração:
-busca da síntese
-verso livre
- fragmentação
- valorização de temas brasileiros e de elementos da paisagem nacional
- revisão crítica do passado histórico brasileiro
Quais dessas propostas você reconhece:
a. no texto 2?
b. no texto 3?
c. no texto 4?
3. Compare o poema "o capoeira de Oswald de Andrade, ao "Prefácio interessantíssimo" de Mário de An- drade. Em que os dois textos se as- semelham?
4, o Manifesto surrealista, de autoria do escritor francês André Breton, foi publicado em 1924. Apesar dis- so, Mário de Andrade, no "Prefácio interessantíssimo, de 1922, já fazia menção a alguns dos princípios sur- realistas, entre eles o da "escrita au tomática". Explique por quê.
Soluções para a tarefa
a. Como nasce ou deve nascer a poesia, segundo o autor? Em que essa concepção poética difere da dos parnasianos?
A poesia para o autor nasce por impulsão, sem pensar na estética, e nem na métrica, ela nasce como resposta a tudo aquilo que vem se passando pela cabeça do autor e que precisa de alguma forma se materializar, no caso do poema, na forma de palavras. A concepção de Mário, não é tão objetiva como a dos parnasianos, que eram extremamente preocupados com a estética, ela se mostra como um pensamento confuso sendo transcrito.
b. Qual é a posição do poeta a respeito da lingua a ser usada em poesia? Em que essa posição difere da tradição literária?
O autor entende que a poesia não precisa necessariamente das regras de acentuação de espaços entre as vírgulas para ser entendida. O mesmo coloca, que o lirismo se encarrega da coesão textual da poesia essa é a principal mudança no pensamento, pois e outras visões a estética dada por regras gramaticais é o que dá sentido ao texto.
c. Ao citar "automóveis, cinema, asfalto", o poeta indiretamente rejeita o rótulo de "futurista", frequentemente atribuído, na época, a todos os que eram modernistas. Segundo ele, de que deve tratar a arte moderna?
Para o mesmo a arte moderna deve tratar de mostrar o papel e a função social de cada objeto, símbolo ou pessoa e fugi da representação da vida atual.
2, os modernistas da primeira geração tiveram uma posição iconoclasta, de destruição da cultura do passado, e apresentaram propostas para a implantação da arte moder na no Brasil. Veja algumas das propostas literárias dessa geração:
-busca da síntese
-verso livre
- fragmentação
- valorização de temas brasileiros e de elementos da paisagem nacional
- revisão crítica do passado histórico brasileiro
Quais dessas propostas você reconhece:
(Faltaram os outros textos.
3. Compare o poema "o capoeira de Oswald de Andrade, ao "Prefácio interessantíssimo" de Mário de An- drade. Em que os dois textos se as- semelham?
Mário e Oswald não se preocuparam tanto com a estética do texto, ambos as poesias se aproximam de uma narrativa, dizendo aquilo que pensam sem rodeios. Em ambos os poemas podemos ver registros de falas populares, assim como ambos utilizam recursos históricos como exemplos.
4, o Manifesto surrealista, de autoria do escritor francês André Breton, foi publicado em 1924. Apesar dis- so, Mário de Andrade, no "Prefácio interessantíssimo, de 1922, já fazia menção a alguns dos princípios sur- realistas, entre eles o da "escrita au tomática". Explique por quê.
Mário o citou para mostrar que a escrita dele não era futurista, mas modernista e como tal trazia o sentimentalismo pra escrita, com repetições. Além disso abordava a realidade e sua obra, de forma que tornava as palavras formas de promover a liberdade.
a. Como nasce ou deve nascer a poesia, segundo o autor? Em que essa concepção poética difere da dos parnasianos?
A ideia é que a poesia venha a partir dos impulsos naturais, sem se apegar aos sentidos normativos e técnicos da construção poética. A estética, ou seja, a aparência da poesia, não é preocupação dos modernistas.
b. Qual é a posição do poeta a respeito da lingua a ser usada em poesia? Em que essa posição difere da tradição literária?
Para os modernistas não é necessário se apegar aos aspectos estéticos, formais da língua. Não é necessário técnica rígida. A ideia é demonstrar os sentimentos através das linhas.
c. Ao citar "automóveis, cinema, asfalto", o poeta indiretamente rejeita o rótulo de "futurista", frequentemente atribuído, na época, a todos os que eram modernistas. Segundo ele, de que deve tratar a arte moderna?
Na perspectiva do autor a arte moderna está associada a uma representação desligada dos aspectos formais, aberta ao sentimento e à internalidade individual.
2. A segunda geração do modernismo tinha uma perspectiva bastante ácida e crítica. A ideia era implantar uma arte sintética, de verso livre e deslocada de uma centralidade que fosse pautada no estrangeiro. Valorizava-se, portanto, a paisagem nacional e seus elementos.
3. Compare o poema "o capoeira de Oswald de Andrade, ao "Prefácio interessantíssimo" de Mário de Andrade. Em que os dois textos se as- semelham?
Mário e Oswald estão bastante próximos no que tange à discussão da arte modernista. Os dois rejeitam a formalidade da gramática rígida, apelam para o sentimento e utilizam-se de objetividade para trazer temas nacionais.
4. o Manifesto surrealista, de autoria do escritor francês André Breton, foi publicado em 1924. Apesar disso, Mário de Andrade, no "Prefácio interessantíssimo, de 1922, já fazia menção a alguns dos princípios sur- realistas, entre eles o da "escrita automática". Explique por quê.
Faz parte do processo de diferenciação entre modernismo e futurismo. A ideia é revelar uma obra que busca não a velocidade e a desfragmentação apenas por seus elementos em si, mas pela garantia de liberdade.
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Em anexo, Oswald de Andrade.