A respeito do PIB, qual alternativa não está correta?
a) É o conjunto de todos os bens e serviços finais produzidos em um país, estado ou município, valorizados à preços de mercado, durante um certo período de tempo, geralmente um ano, medindo assim a riqueza gerada.
b) O PIB é medido com base em três dimensões do desenvolvimento de um país; renda, educação e saúde.
c)Quanto mais uma pessoa obtém renda, mais ele irá consumir, elevando assim o PIB.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c.
Explicação:
Pra Calcular o PIB (P = Produto, I = Interno e B = Bruto, ou seja Produto Interno Bruto) é considerado os bens e serviços Finais. o que significa que não se leva em consideração o ferro utilizado na produção de um carro, por exemplo, mas sim o carro em si. Isso evita que alguns produtos sejam contabilizados duas vezes. A medição do nível de riqueza pode ser feita de três formas (chegando ao mesmo resultado):
Riqueza: Somam-se todas as riquezas produzidas na área. Assim, considera-se tudo que foi produzido. Nessa soma, leva-se em consideração o que foi produzido pela indústria, pelo setor de serviços (todas as atividades remuneradas) e pela agropecuária. Desconsideram-se, nesse caso, os produtos intermediários, ou seja, as matérias-primas, para não contabilizá-las duas vezes.
Demanda: Considera-se o consumo, ou seja, leva-se em conta a despesa interna, sendo assim, há uma análise sobre o que é consumido pelas famílias e pelo governo, bem como despesas das empresas (privadas ou governamentais) que investem. As exportações e importações também são consideradas nesse cálculo. A soma é feita a partir de tudo que é comprado.
Renda: Somam-se as remunerações com base nos salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos. Nesse caso, considera-se que o salário pode pagar pela comida vendida no restaurante, por exemplo, e, dessa forma, paga-se também pelo serviço, garantindo ainda o lucro obtido pelo estabelecimento, assim como os custos da produção.
O cálculo do PIB é feito com base na soma dos bens produzidos durante um determinado tempo em um determinado lugar.
São considerados no cálculo:
Bens e produtos Finais (vendidos ao consumidor final);
Serviços (atividades remuneradas);
Investimentos (gastos de empresas privadas ou do governo com o objetivo de aumentar a produção);
Gastos do governo (o que é gasto para atender as demandas populacionais).
Não são considerados no cálculo:
Bens intermediários (produtos utilizados na produção de um produto final, ou seja, as matérias-primas);
Serviços não remunerados;
Bens que já existem (uma casa só é levada em consideração quando construída. Quando ela é revendida, não entra no cálculo);
Atividades informais.