Pedagogia, perguntado por lucastutors7773, 5 meses atrás

A respeito do pensamento de Platão, analise as asserções a seguir: Platão consolidou a problemática do "mundo das ideias". Para o filósofo, a "ideia" não é uma simples representação mental ou um conceito [. ] Em outras palavras, a "ideia" que temos sobre algo é a perfeição daquilo que a coisa é em si [. ]. FREITAS, V. A. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: UNICESUMAR, 2021, p. 54. Porque, O sentido de formação contido na Paideia Platônica, na República, não pode se circunscrever a uma ação de reprodução de um ethos existente, mas remete sempre a um dever-se, a uma espécie de ideal regulador que se constitui em horizonte das ações educativas. A educação como um tipo de ato humano e humanizante só pode ser pensada, na tradição democrática, em espaços de liberdade. Por isso, é eminentemente política. Em Platão, tanto o formativo quanto o ético-político pressupõem a atividade teórica da filosofia, da qual deriva um saber superior, epistêmico, que se sobrepõe à opinião e aos conhecimentos técnicos. OLIVEIRA, D. B. ; ABREU, W. F. Conhecimento, arte e formação na República de Platão. São Paulo: Educação e Pesquisa, 2015, v. 41. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta: ​

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Respondido por Matheusieti
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Na realidade Platão auxiliou no entendimento sobre a reprodução do ethos, onde a espécie de ideal regulador estava na forma básica do conhecimento em atividade, trazendo um pensamento que conecta o indivíduo ao seu sentido político, sendo fundamental para a Pólis. A primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

Platão observou o "Mundo das ideias" como a representação da síntese do indivíduo

Por isso, Platão nos orienta que o indivíduo precisa chegar a ideia de Bem e aplicar na polis seu conhecimento para garantir uma polis bem conduzida, sendo ele virtuoso por experiência, fundamentando seu olhar para uma perspectiva onde as ações educativas partem da formação e transmissão da ideia.

Completando:

Platão consolidou a problemática do “mundo das ideias”. Para o filósofo, a “ideia” não é uma simples representação mental ou um conceito [...] Em outras palavras, a “ideia” que temos sobre algo é a perfeição daquilo que a coisa é em si [...].

FREITAS, V. A. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: UNICESUMAR, 2021, p.54.

Porque,

O sentido de formação contido na Paideia Platônica, na República, não pode se circunscrever a uma ação de reprodução de um ethos existente, mas remete sempre a um dever-se, a uma espécie de ideal regulador que se constitui em horizonte das ações educativas. A educação como um tipo de ato humano e humanizante só pode ser pensada, na tradição democrática, em espaços de liberdade. Por isso, é eminentemente política. Em Platão, tanto o formativo quanto o ético-político pressupõem a atividade teórica da filosofia, da qual deriva um saber superior, epistêmico, que se sobrepõe à opinião e aos conhecimentos técnicos.

OLIVEIRA, D. B.; ABREU, W. F. Conhecimento, arte e formação na República de Platão. São Paulo: Educação e Pesquisa, 2015, v.41.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

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