A respeito do movimento sofista, é correto afirmar:
a. O movimento condenava a dialética e buscava a verdade absoluta.
b. Os valores morais são tidos como absolutos, não se admitindo qualquer relativização.
c. O movimento foi marcado pela valorização dos cidadãos incapazes de manifestar posições políticas.
d. Seus professores eram todos naturais de Atenas e discordavam do pensamento dos professores que se originavam do restante da Grécia.
e. O movimento privilegiava a oposição conflitiva e a eloquência na defesa de um argumento.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra "E"
Explicação: Tratava-se de uma habilidade que privilegiava a dialética (o posição conflitiva, contradições entre princípios teóricos ou fenômenos empíricos) e a retórica (eloquência, oratória), sem a busca pela verdade, como forma de fazer prevalecer o seu argumento, independentemente de ser o mais correto ou justo, em detrimento dos valores permanentes ou de regras fixas. Prega-se a relatividade dos critérios morais e nega-se a verdade absoluta.
O movimento sofista privilegiava o debate conflitivo e a eloquência retórica no discurso. Logo, a alternativa E está correta.
Os sofistas tinham como arte de ensinar a retórica. Os sofistas formavam o grupo que ensinava o oposto de Sócrates:
- Sócrates preocupava-se com a busca da verdade. Por isso, andava pelas ruas de Atenas perguntando aos seus concidadãos o conceito de virtude, de coragem, de beleza, de amizade etc.. Percebia, com as respostas, que os atenienses não sofriam tanto de ignorância pura e simples, mas sim de ignorância da própria ignorância: não notavam que suas respostas eram insuficientes e, ainda assim as enunciavam com empáfia e arrogância. Por isso, Sócrates desenvolveu o método dialético, utilizou da ironia e buscou parir ideias (segundo sua metáfora) verdadeiras de seus interlocutores.
- Os sofistas, por sua vez, ensinavam - e cobravam para isso - a sedução do ouvinte: o principal foco de Protágoras e Górgias, os sofistas mais famosos, não era o "bem falar", mas o "falar bem", ou seja, o falar que agrade, seduza e convença os ouvintes. Enquanto com Sócrates o desenvolvimento intelectual e espiritual se dá por meio da dialética (o diálogo franco em busca da verdade), com os sofistas é a retórica que ganha proeminência em detrimento da verdade, que passa a ser secundária em meio aos ensinamentos de técnicas de discurso.
Para conhecer mais: brainly.com.br/tarefa/1606151