História, perguntado por larisilva874, 10 meses atrás

A respeito do governo de mikhail Gorbachev é possível afirmar que o socialismo é contrário à democracia? Justifique sua resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por bellacandioli
30

Resposta:

Explicação:

Eleito secretário-geral do Partido Comunista em março de 1985, Mikhail Gorbatchev, preocupado com a desaceleração do crescimento econômico e com o atraso tecnológico da URSS, desencadeia, em 1986, a glasnost e a perestroika, que, como ele próprio reconhece depois, definem o que deve ser destruído e mudado, mas não o que deve ser construído no lugar das estruturas antigas.

A perestroika, ou reestruturação econômica, consiste num projeto ambicioso de reintrodução dos mecanismos de mercado, renovação do direito à propriedade privada em diferentes setores e retomada do crescimento. A perestroika visa liquidar os monopólios estatais, descentralizar as decisões empresariais e criar setores industriais, comerciais e de serviços em mãos de proprietários privados nacionais e estrangeiros.

Respondido por RicardoRamos1998
12

Ao assumir o poder na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev procurou realizar a Glasnot, medidas políticas com objetivo de aumentar a democracia na União Soviética.

Para isso, é preciso compreender o contexto da perestroika e da glasnot na URSS.

Perestroika e glasnot

Enquanto a glasnot pode ser analisada enquanto a tentativa de uma reforma política para maior democratização, a perestroika se notabilizou como reformas econômicas para um caminho de maior abertura aos mercados internacionais.

Na visão de Gorbachev, a glasnot era necessária para conferir a URSS o status de democracia. Porém, as reformas não foram bem sucedidas, culminando na dissolução do país em 1991.

Para mais sobre perestroika e glasnot, leia: https://brainly.com.br/tarefa/3722108

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes