Filosofia, perguntado por ritadecassia53589, 1 ano atrás

A respeito do feio na estética é INCORRETO afirmar que: *

6 pontos

(A) Nas epopeias homéricas esteve ausente, uma vez que ali apenas o impulso apolíneo da harmonia, da beleza e da justiça imperava.

(B) Não foi negligenciado na Idade Média, teve lugar nas fachadas das catedrais, nos brasões reais e nos escudos dos cavaleiros.

(C) Está intimamente aliado ao belo na literatura, exemplo disso é o conto A Bela e a Fera da escritora Le prince de Beaumont.

(D) Está presente no palco, nas peças de Shakespeare, este “deus do teatro”, ora lançando riso, ora horror.

(E) Trata da dimensão grotesca e disforme da natureza, como por exemplo, as gárgulas das catedrais francesas.

Soluções para a tarefa

Respondido por aliiceribeiro16
60

Resposta:

(A)

Explicação:O belo, sendo exposição quase tautológica da forma, garante a redução de um conteúdo com interferência mínima do imperfeito. O belo ajuntado em uma pintura sublime é a consagração de um formalismo absolutamente adequado para a matéria, porém, esta consagração é efetivada por mãos precisamente profanas. Se o belo é aquilo exatamente adequado, então o feio é aquilo imprecisamente inadequado. O feio é o desconcerto, é aquilo que recupera a necessidade de olhar mais uma vez e tentar uma nova perspectiva. O feio reformula o belo. O feio é a profanidade da obra de arte que exige a reposição do homem perante sua experiência no mundo e a recriação da experiência como tentativa de alcançar novamente algo sublime.

Perguntas interessantes