História, perguntado por bruninhagalhardo13, 1 ano atrás

A respeito do contexto histórico em que ocorreu a Longa Marcha, leia o texto a seguir.

Forçados a se refugiar nas montanhas, os líderes comunistas conseguiram obter o controle de seis territórios independentes ao longo do Rio Yang-tse. Em 1933, a região em que Mao [Tsé-tung] se encontrava, nas montanhas perto da fronteira da sua província natal, Hunan, tornou-se o quartel-general do então ilegal Partido Comunista Chinês. Dois anos mais tarde, Mao [Tsé-tung] seria seu líder nacional. Os heterogêneos exércitos dessas zonas comunistas independentes continuavam a crescer.

Ao general Chiang Kai-shek não restava alternativa senão atacar os comunistas. Seus exércitos, com a colaboração de instrutores e conselheiros alemães, forçaram a retirada dos soldados vermelhos para longe da costa. No final de 1935, Mao [Tsé-tung] liderou seu exército e seus leais seguidores em uma longa e tortuosa marcha em direção ao noroeste da China, o que salvou os comunistas. Sua nova e isolada fortaleza no norte da província de Shaanxi era inconquistável.

BLAINEY, Geoffrey. Uma breve história do século XX. 2. ed. São Paulo: Fundamento Educacional, 2011. p. 174-175.

De acordo com o texto e os seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.


(A)
A Longa Marcha consistiu em uma expedição pelo interior da China com o objetivo de unir as tropas de Chiang Kai-shek e Mao Tsé-tung para a luta contra o exército soviético.


(B)
Os integrantes da Longa Marcha eram filiados ao Partido Nacional (Kuomintang).


(C)
Participaram da Longa Marcha os opositores à Revolução Cultural promovida por Sun Yat-sen.


(D)
A Longa Marcha, comandada por Mao Tsé-tung, objetivava a fuga dos integrantes do Partido Comunista da China da perseguição nacionalista.


(E)
O combate aos comunistas na China foi realizado por Chiang Kai-shek sem a interferência de outros países.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
15

A alternativa correta é a D.

A Longa Marcha foi a fuga dos membros do Partido Comunista da China, liderados por Mao Tsé-Tung, para o interior do país, uma vez que estes estavam sendo implacavelmente perseguidos.

A perseguição se deu a partir de 1931, com a maior interferência do Japão na China. Isso obrigou os comunistas a saírem das grandes cidades, além de ter tido como consequência a Segunda Guerra Sino-Japonesa.

Perguntas interessantes