A respeito do contexto histórico e panorama religioso em que ocorreu a Reforma na Europa durante o século XVI, assinale as alternativas corretas. A Igreja Católica proibia o lucro e empréstimos a juros, dificultando as transações comerciais e o enriquecimento dos comerciantes. Na Europa, muitos judeus atuavam como banqueiros, pois no judaísmo não há impedimento para as práticas financeiras que envolvem empréstimos a juros. A Reforma pode ser considerada o processo de divisão da cristandade europeia que levou à formação do protestantismo. A Igreja Católica tinha deliberações rígidas quanto aos empréstimos a juros e ao lucro. Entretanto, vendia objetos sagrados e indulgências, motivando com isso muitas críticas de seus membros contra a instituição. A prática do lucro era aceita pela Igreja Católica, fato que levou muitos integrantes do judaísmo a se associarem a membros do clero para abrirem bancos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
A é verdadeira, uma vez que condenava a usura, que considerava como uma espécie de "roubo" de algo que pertencia somente a Deus - o tempo.
B é parcialmente verdadeira, uma vez que, no judaísmo, a usura só é proibida contra outros judeus.
C é verdadeira, uma vez que, "vitoriosos", os Protestantes formaram uma série de outros cultos cristãos.
D é verdadeira, uma vez que a Igreja Católica era totalmente contra os juros, não os permitindo em qualquer hipótese, mas praticava a Simonia.
E é falsa, a Igreja Católica inclusive perseguia os judeus, não tendo ganho muitos associados judeus.
Perguntas interessantes