Geografia, perguntado por brendinhafor1108, 1 ano atrás

A respeito do conflito denominado Guerra do Paraguai, seus meandros e a participação inglesa no fato, considere as asserções:

Durante o século XIX, a Inglaterra foi a potência hegemônica no mundo, ampliando constantemente seu império colonial e impondo sua vontade pela força, especialmente nos países ao sul do equador.

PORQUE

A independência dos países latino-americanos, com a honrosa exceção do Paraguai, o único deste ainda não penetrado pelo capital inglês, não era completa, pois eram dependentes do capital mundial. Assim, a guerra ocorreu num período caracterizado pela expansão da produção e das trocas inglesas e pelo aumento do número dos investimentos britânicos na região.
MILANESI, D. A. Sobre a Guerra do Paraguai. Revista Urutágua. Quadrimestral nº 05. Maringá. 2006, p. 04.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As duas asserções são proposi

Soluções para a tarefa

Respondido por giomaia41
11

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Respondido por elainecguedes
16
as duas são verdadeiras e a segunda é a justificativa da primeira.

 A Reação da Inglaterra

“Durante o século XIX, a Inglaterra foi a potência hegemônica no mundo, ampliando constantemente seu império colonial e impondo sua vontade pela força, especialmente nos países ao sul do Equador”. (CAMPOS, 1983, p. 136). A independência dos países latino-americanos, com a honrosa exceção do Paraguai, o único destes ainda não penetrado pelo capital inglês, não era completa, pois eram dependentes do capitalismo mundial.

A guerra ocorreu num período caracterizado pela expansão da produção e das trocas inglesas e pelo aumento do número dos investimentos britânicos na região. No estuário do Prata, os ingleses realizavam intenso comércio, “(...) exportando seus produtos industrializados e importando matérias-primas. (SANTOS, 1990, p. 51). Na segunda metade do século XIX, do ponto de vista econômico, a Inglaterra substituiu Portugal na condição de metrópole do Brasil, afirma Elza Nadai.

O comércio brasileiro era quase todo feito com a Inglaterra: ela era o principal comprador de café e fornecia a maior parte dos produtos industrializados que se consumiam no Brasil. Além do comércio, as estradas, os bancos e muitas empresas eram inglesas; portanto, os valores e os padrões ingleses acabaram por se impor como modelos para a sociedade brasileira. (NADAI, 1985, p. 74).



Perguntas interessantes