Contabilidade, perguntado por daianevaz1993, 1 ano atrás

A respeito de taxa interna de retorno analise o caso a seguir. Verifica-se que um investidor que necessite avaliar a viabilidade de um novo empreendimento, considera um bom negócio aquele que tem taxa mínima de atratividade de 20%, e o valor presente líquido positivo com taxa de retorno superior a 20%.

Considerando o exposto, disserte o que a taxa interna calcula e qual é a fórmula utilizada para se chegar ao montante informado?

Soluções para a tarefa

Respondido por avneraires
9
Bom dia, 

O Valor Presente Líquido (VPL) consiste no desconto dos fluxos de caixa do projeto avaliado à uma determinada taxa estipulada pela empresa, chamada de Taxa Mínima de Atratividade (TMA) que é o retorno mínimo esperado para que a viabilidade do projeto seja aprovada.

Taxa Interna de Retorno (TIR) é entendida como a taxa que iguala a zero os fluxos de caixa do projeto, ou seja, a taxa que leva o VPL à zero, portanto, os projetos que tiverem uma TIR maior que a TMA devem ser aceitos, no sentido oposto, os projetos com a TIR menor que a TMA não devem ser executados.

No caso da questão como a Taxa de Retorno do VPL é maior que a TIR, o projeto não deve ser aceito.

A fórmula usada seria:

VPL = - Invest. + [ FC1 / (1 + i) ^{1} ]  + [ FC2 / (1 + i) ^{2} ] ... + [ FCn / (1 + i) ^{n} ]

Onde:

VPL = Valor Presente Líquido
n = O período
FCn = Fluxo de Caixa no período n
i = Taxa Mínima de Atratividade

O valor de i que leve o VPL a 0, é a Taxa Interna de Retorno.

Note que, como a TIR é o valor que zera a VPL, um valor maior do que ela no denominador da função diminuiria o fluxo de caixa, levando a empresa a ter um retorno menor que o investimento.
Perguntas interessantes