A respeito de Manuel Bandeira, nos diz Antonio Candido, em sua obra Iniciação à Literatura Brasileira: “Ligado aos modernistas de São Paulo foi sempre Manuel Bandeira (1886-1968), um dos poetas mais importantes da nossa literatura, cuja obra tem uma plenitude que não se encontra na dos outros dessa primeira fase modernista, e é devida à maestria com que vai dos poemas metrificados com perfeição ortodoxa até a liberdade dos objets trouvés, dando sempre a impressão de fatura tão perfeita quanto necessária”.
Com base na afirmada maestria, observe os poemas abaixo e assinale a alternativa cujo conteúdo está INCORRETO.
Cartas de meu avô
A tarde cai, por demais
Erma, úmida e silente...
A chuva, em gotas glaciais,
Chora monotonamente.
E enquanto anoitece,vou
Lendo,sossegado e só,
As cartas que meu avô
Escrevia a minha avó.
Consoada
Quando a indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô iniludível!
O meu dia foi bom pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.
Escolha uma:
a. O poema “Consoada” inova ao introduzir no gênero “poesia” uma característica muito própria à prosa, que é a presença de fala (introduzida por travessão) em um quase diálogo com a morte que se aproxima.
b. O poema “Cartas de meu avô” foi duramente criticado pelos críticos modernistas da época por escravizar-se a formas canônicas de versificação.
c. No poema “Consoada”, a liberdade de forma é total, no que se refere a ritmo e versificação.
d. No poema “Cartas de meu avô”, o poeta demonstra a habilidade formal das escolas parnasiana e simbolista, pois nelas foi formado, e ao mesmo tempo subverte tal habilidade, pois o poema apresenta leveza de expressão, caracterizada principalmente pelo vocabulário simples e acessível, muito próprio ao Modernismo.
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b. O poema “Cartas de meu avô” foi duramente criticado pelos críticos modernistas da época por escravizar-se a formas canônicas de versificação.
b. O poema “Cartas de meu avô” foi duramente criticado pelos críticos modernistas da época por escravizar-se a formas canônicas de versificação.
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