Filosofia, perguntado por marcelateixeira707, 1 ano atrás

A respeito de Henri Wallon, Naujorks (2000) afirma: “Sua obra surgiu como esforço para superar as contradições das duas teorias anteriores muito em voga: 1)- A teoria da criança como sendo miniatura do adulto. 2)- A teoria das mentalidades distinas, que estabelecia um corte radical entre o mundo da criança e o mundo do adulto formando dois mundos à parte e, consequentemente, duas mentalidades totalmente diferentes e heterogêneas. Desta forma, então, Wallon consegue rever e superar as oposições "da criança ao adulto" e "do biológico ao social", buscando as contradições reais e a forma como estas podem ser, por elas mesmas, um motor para a evolução da criança.”.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o estágio de desenvolvimento de Wallon que traz à tona as questões das oposições da criança a adulto.

Escolha uma:
a.
Personalismo.

b.
Categorial.

c.
Sensório-motor e projetivo.

d.
Impulsivo Emocional.

e.
Puberdade e adolescência​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
16

O estágio de desenvolvimento de Wallon que traz à tona as questões das oposições da criança a adulto:

a.  Personalismo.

Henri Wallon desenvolveu o método do materialismo dialético, com o objetivo de formular uma "ciência do homem". Para ele, o desenvolvimento é a síntese dialética do biológico e do social e só pode ser entendido à luz das  contradições de um processo que se estende por toda vida toda.

Para Wallon os estágios de desenvolvimento obedecem uma sequência valida para todos, embora as etapas variem conforme a idade e as características:

O primeiro estágio denomina-se “impulsivo-emocional” e ocorre do nascimento até aproximadamente o final do primeiro ano de vida. Há predominância da afetividade que orienta as primeiras reações do bebê para as pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico.  

O segundo é o “estágio sensório-motor e projetivo” que ocorre dos doze meses aos três anos de idade aproximadamente. Ocorre a aquisição da marcha e da preensão, dando à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços.

O terceiro estágio é o do “personalismo” e se estende aproximadamente dos três aos seis anos de idade. É um período crucial para a formação da personalidade do indivíduo e da autoconsciência. Como consequência do caráter auto-afirmativo deste estágio ocorre a crise negativa, na qual a criança se opõe ao adulto. Também nele se verifica uma fase de imitação.  O estágio do personalismo é sucedido por um período de acentuada predominância da inteligência sobre as emoções.

O quarto estágio é chamado “estágio categorial” e se manifesta geralmente entre os seis e os onze anos de idade. Nele se formam as categorias mentais: são conceitos abstratos que abarcam vários conceitos concretos sem se prenderem a nenhum deles

O quinto estágio é o da puberdade, denominado “estágio da adolescência”, e ocorre por volta dos onze anos em diante. De predominância funcional, ocorre uma nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal.

Bons estudos!

Respondido por hhondo
23

Resposta:

Personalismo.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes