A respeito das projeções cartográficas, considere as seguintes afirmativas:
1. O emblema da Organização das Nações Unidas (ONU) consiste numa projeção azimutal equidistante centrada no Polo Norte.
2. É impossível transferir a superfície curva da Terra para um plano sem desfigurá-la ou alterá-la, motivo pelo qual a representação que mais se aproxima da realidade permanece sendo o globo.
3. Na projeção de Mercator, as distâncias entre os paralelos aumentam à medida que se afastam da linha equatorial, inviabilizando seu uso para a navegação.
4. As projeções polares são apropriadas para representar regiões de altas latitudes, além de terem grande utilidade na navegação aérea e na análise geopolítica.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Letra D, somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Analisando as afirmações do exercício temos que:
1. O objetivo do emblema das nações unidas, seria mostrar em igualdade a superfície terrestre sem valorizar o hemisfério norte ou sul.
2. Essa afirmação é verdadeira, e todos os mapas possuem um ganho em suas projeções, sendo o melhor dos casos o globo como projeção.
3. É possível utilizar para navegação, com as possíveis correções.
4. Nas projeções azimutais vemos uma maior igualdade da superfície, tanto que é utilizado como símbolo da ONU.
Resposta:
Explicação:No hemisfério N. vemos a estrela Polar fixa, como sendo o centro de uma circunferência e centenas de milhares outras estrelas circundado-a todas as noites nas mesmas posições. Isso me leva a uma dúvida, que pode esclarecer o geocentrismo ou o heliocentrismo, de uma vez por todas: Todas essas estrelas, que estão repetindo esse mesmo movimento, na mesma posição, todas as noites, estão se deslocando juntamente com o PLANETA terra, no movimento de translação, em torno do sol? Isso não é possível, pois nos ensinam que apenas os 9 planetas giram em torno do sol e as estrelas, que fazem parte de outros sistemas solares estão em movimentos independentes a essa translação da Terra.
Aí q paira a minha dúvida. Se a cada noite, tivéssemos no céu, uma conformação diferente, das estrelas, eu entenderia melhor. Ou seja, aquela estrela Polar deveria ir mudando, acentuadamente de posição, a cada noite e levar miljares ou milhoes de anos, pra voltar a estar na mesma posição, no nosso céu. Como sou um globalista de carteirinha, gostaria que alguém, globalistas ou não, me explicasse esse fenômeno.
AGRADEÇO a GENTILEZA.