A respeito das pessoas com deficiência (PCD), há nos últimos anos um intenso movimento para inclusão no mercado de trabalho, principalmente através de políticas públicas. Sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
Escolha uma:
a. Apesar de avanços nas políticas públicas e na adesão de empresas para o cumprimento do decreto nº 3298, ainda há muitos obstáculos e dificuldades a serem superados como o preconceito por parte da sociedade e na superação referente à remuneração e benefícios sociais recebidos pelos PCD.
b. O artigo 36, do Decreto nº. 3.298, regulamenta a obrigatoriedade de empresas privadas, com 100 ou mais funcionários contratados, reservarem cotas entre 2% e 5% de suas vagas para pessoas que apresentem algum tipo de deficiência. O referido decreto estabelece que empresas com até 200 funcionários devem ter 2% do quadro de empregados ocupados por PCD; entre 201 e 500, 3%; entre 501 e 1.000, 4%; e acima de 1.001, 5%, respectivamente (BRASIL, 1999).
c. Acredita-se que a solução da maioria dos problemas enfrentados, quando da inclusão social das PCD no mercado de trabalho, deve passar por mudanças além das políticas públicas, ou seja, atingir a sociedade em geral, por intermédio, talvez, da veiculação maciça da capacidade laboral dessas pessoas e do resgate da sua condição de cidadão, para que não sejam julgados como indivíduos de segunda ordem. Isso parece ainda ser um grande desafio para a sociedade atual.
d. As empresas se mostram abertas e menos resistentes na contratação de PCD, geralmente consideram as competências e habilidades na hora de contratar, sendo favoráveis a essas pessoas para as linhas de produção. Autores chamam atenção para a necessidade das empresas em oferecer um tratamento diferenciado no trabalho dos deficientes, inclusive oferecendo pagamento inferior às demais pessoas, o que torna atrativa a contratação de PCD.
e. É inegável que o dispositivo legal que obriga as empresas a contratar sujeitos com deficiência abre para eles novos horizontes de vida através do acesso ao trabalho. Contudo, de modo geral, a maioria das empresas não cumpre a Lei de Cotas estabelecida pela legislação brasileira, tampouco promove a ascensão profissional daqueles que estão contratados, ou seja, o cenário atual está distante das ideais condições de empregabilidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta correta: c. As empresas se mostram abertas e menos resistentes na contratação de PCD, geralmente consideram as competências e habilidades na hora de contratar, sendo favoráveis a essas pessoas para as linhas de produção. Autores chamam atenção para a necessidade das empresas em oferecer um tratamento diferenciado no trabalho dos deficientes, inclusive oferecendo pagamento inferior às demais pessoas, o que torna atrativa a contratação de PCD...
Lelé5:
Obrigada! Abraços
Perguntas interessantes