A respeito da Reforma Psiquiátrica no Brasil, NÃO é correto o que se afirma em:
A) A Reforma Psiquiátrica destaca-se como um processo histórico que perdura e se constitui de forma viva na implementação e no fortalecimento do paradigma psiquiátrico clássico, em prol do tratamento das doenças mentais.
B) Na Reforma Psiquiátrica Brasileira, destaca-se uma preciosa singularidade: os caminhos da Reforma ligam-se estreitamente aos do SUS, com o envolvimento da sociedade civil, sobretudo através da organização de técnicos, familiares e usuários no movimento da luta antimanicomial em defesa da cidadania.
C) Na Reforma Psiquiátrica, o que se propõe é a superação do hospital psiquiátrico: não se trata simplesmente de uma desospitalização, mas de uma desinstitucionalização. Ou seja, busca-se intervir nas relações de poder que segregaram a loucura, estando em jogo uma questão de conquista de cidadania.
D) Com a Reforma Psiquiátrica, foi construída uma rede de serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos: CAPS, residências terapêuticas, ambulatórios de novo tipo, centros de convivência, programas de geração de renda e inclusão pelo trabalho, Programa de Volta Para Casa, centros de saúde e equipes de saúde da família integrados ao acolhimento em Saúde Mental. Nesse ambiente novo, uma nova prática vem se construindo, em que os conceitos cruciais são outros: acolhimento, cotidiano, rede, território.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Reforma Psiquiátrica destaca-se como um processo histórico que perdura e se constitui de forma viva na implementação e no fortalecimento do paradigma psiquiátrico clássico, em prol do tratamento das doenças mentais.
Explicação:
Sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil, não é correto o que se afirma em "A Reforma Psiquiátrica destaca-se como um processo histórico que perdura e se constitui de forma viva na implementação e no fortalecimento do paradigma psiquiátrico clássico, em prol do tratamento das doenças mentais" (Alternativa A).
O que é a Reforma Psiquiátrica brasileira?
A Reforma Psiquiátrica no Brasil se instaurou com um posicionamento contra os manicômios e hospícios utilizados no tratamento de doenças mentais.
Estes, tornaram-se espaços onde a violência era frequente, em que os pacientes internados perdiam sua dignidade e seus direitos, além de serem excluídos socialmente.
Essa Reforma visa romper com esse paradigma psiquiátrico clássico, por isso, apesar de ser um processo histórico que perdura até os dias atuais, a alternativa A se apresenta incorreta ao afimar que pretende-se com esta reforma implementar e fortalecer o paradigma psiquiátrico clássico.
Aprenda mais sobre a Reforma Psiquiátrica:
https://brainly.com.br/tarefa/22908758