A respeito da Proclamação da República e da celebração que acontece anualmente no dia 15 de novembro, selecione a alternativa INCORRETA:(0,3)
a) O 15 de novembro é considerado um feriado nacional.
b) No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca prendeu o primeiro-ministro do Brasil, o visconde de Ouro Preto.
c) A família real, que governava o Brasil desde 1822, foi expulsa do país.
d) O ponto de partida da insatisfação dos militares com a monarquia foi a Guerra do Paraguai.
e) Houve extensa participação popular nos eventos da Proclamação da República.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação: A Proclamação da República foi um evento realizado pelas elites de nosso país e que ficou marcado por não possuir envolvimento popular. Sendo assim, foi realizada de cima para baixo, e as mudanças que aconteceram no país foram impostas ao povo. Uma das passagens mais simbólicas a respeito do não envolvimento popular foi dita por Aristides Lobo, defensor do republicanismo, que afirmou que “o povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava”.
A Proclamação da República não contou com "extensa participação popular", tendo sido conduzida pelos militares com o apoio dos latifundiários e apoio de setores da Classe Média, mas em grande medida ignorada (e até mesmo rejeitada) pela esmagadora maioria dos membros das "classes populares". É correta a alternativa E.
Por que havia forte apoio dos latifundiários à República?
Isto acontecia pois estes setores, que eram a elite econômica brasileira, passaram a ver a Monarquia como um entrave aos seus interesses políticos, passando a defender a República como uma forma de reorganizar o Brasil de acordo com um modelo administrativo mais ligado aos seus interesses.
Mais sobre a Proclamação da República em:
https://brainly.com.br/tarefa/19705281