A respeito da perspectiva sociológica sobre o trabalho na sociedade capitalista, assinale as afirmativas corretas. (pode ser mais de 1 correta)
A
A consolidação do capitalismo industrial foi articulada por meio da importância que o trabalho manual dos mestres artesãos ganhou, primeiro nas tecelagens e, depois, nas fábricas.
B
Uma vez que pode ser interpretado como um tipo de produção material, o capitalismo é sociologicamente encarado como uma forma de organização social que impacta até mesmo a formação de subjetividades.
C
A expansão da indústria, a partir do século XIX, deu novo impulso às relações feudais de produção, garantindo a sobrevida econômica das relações servis na Europa.
D
Durkheim e Marx entendem que, na fase industrial, a partir do século XVIII, o capitalismo complexifica a divisão do trabalho e aumenta substancialmente sua produtividade.
E
Conceitos como os de mais-valia e alienação indicam que Marx elaborou uma análise crítica do capitalismo industrial, centrando-se na afirmação de que os trabalhadores são explorados nesse sistema.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B,D,E
Explicação:
Marquei isso no positivo e está correta
O capitalismo como apresentado no enunciado, é notado como um modelo baseado na produção material, sendo notado a partir de organizações sociais, e, diferentes normas de subjetividade, sempre relacionadas ao capital. As Letras B, D e E estão corretas.
Outro ponto que devemos destacar está no fato de Durkheim e Marx entenderem os processos industriais, tendo o capitalismo como essa mola propulsora, visando explicar como esse processo faz parte do indivíduo e da sociedade a partir daquele momento.
Por fim, Marx utilizou os conceitos que explicam as relações de trabalho, como o materialismo, alienação e mais valia para explicar esse processo.
Mais sobre os processos industriais:
https://brainly.com.br/tarefa/13868060