A respeito da independência do Brasil, é válido concluir que: as camadas senhoriais, defensoras do liberalismo político, prete
Soluções para a tarefa
A respeito da Independência do Brasil, é válido concluir que a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária (Letra d).
A independência do Brasil:
Proclamada em 7 de setembro de 1822, a Independência do Brasil tem suas raízes ainda na Revolução Liberal do Porto e na vinda da família real portuguesa para o Brasil.
Com a Revolução do Porto, os portugueses começaram a exigir que o rei voltasse para Portugal. Eles também exigiam a volta do pacto colonial com o Brasil.
Sob ameaça de perder o trono, D. João VI retorna para Portugal e deixa Pedro como príncipe regente. A nossa independência foi conduzida com bastante influência por d. Maria Leopoldina, esposa de D. Pedro e seu conselheiro, José Bonifácio.
Falta na questão as seguintes informações:
a) as camadas senhoriais, defensoras do liberalismo político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas também a alteração das estruturas econômicas.
b) o liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos.
c) a independência brasileira se caracterizou por ter sido um processo revolucionário com a participação popular.
d) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.
e) a independência brasileira resultou do receio de D. Pedro I de perder o poder aliado ao seu espírito de brasilidade.
Aprenda mais sobre a independência do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/17690733
#SPJ4