Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

A respeito da forma como Max Weber concebeu a burocracia, acompanhe o comentário a seguir.

O membro de uma burocracia é apenas uma peça em um mecanismo móvel que lhe prescreve uma marcha essencialmente fixa. A burocracia, em comum com a máquina, pode ser posta a serviço de muitas questões diferentes. Mais ainda, uma organização burocrática funciona tão eficientemente a ponto de seus membros serem ‘desumanizados’: a burocracia desenvolvida mais perfeitamente, mais completamente tem sucesso em eliminar das atribuições dos funcionários amor, ódio e todos os elementos puramente pessoais, irracionais e emocionais que escapem ao cálculo.

Bastante ilustrativa do processo de racionalização moderna, a burocracia concebida por Weber pauta-se pela valorização da(o)

A- tradição, amparada em costumes antigos, que contribuem para a manutenção da união social.

B- técnica, praticada por profissionais especializados, que pode limitar privilégios e vontades pessoais nas decisões públicas.

C- liberdade, baseada nos direitos civis, que permite aos trabalhadores decidir subjetivamente quais são as melhores ações a serem executadas.

D- carisma, personificado em uma liderança, que se mantém no poder em razão da forte carga emocional que sua figura mobiliza na população. 

E- corrupção, caracterizada pela falta de moral típica da modernidade, que é realizada tendo as regras da burocracia como fachada que esconde ilicitudes. 

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
48

A é falsa, pois para Weber é outro tipo de dominação que se ampara na tradição (a dominação tradicionalista).

B é verdadeira. A dominação burocrática depende da existência de uma "casta" de técnicos especializados que, com a força da lei, limitam a liberdade dos demais cidadãos e determinam a uma prática social fortemente marcada pelo respeito às normas.

C é falsa, pois se há liberdade não há dominação.

D é falsa, sendo este outro tipo de dominação apontada por Weber, a dominação carismática (como a dos líderes políticos e religiosos).

E é falsa, pois a corrupção, por si só, é incapaz de estabelecer uma ordem social.

Perguntas interessantes