A respeito da expectativa de Portugal em relação ao achamento de ouro no Brasil, leia este texto.
O sonho de um Eldorado encravado no coração da colônia povoava a imaginação dos portugueses desde a chegada ao litoral. Narrativas fantásticas davam conta da existência de uma resplandecente serra de ouro, que os índios chamavam Sabarabuçu, localizada na mesma latitude de Potosí, no Peru. [...]
Em 1554, o padre Anchieta escrevia que na capitania de São Vicente havia grande abundância de ouro, prata e ferro, afirmando que até os moradores tinham suas casas abarrotadas de metais preciosos. [...] Ouro em São Vicente? Um malogro.
Com base na leitura do fragmento de texto e em seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta.
(A)
A expectativa portuguesa de encontrar rapidamente metais preciosos no Brasil se concretizou nas minas auríferas da Capitania de São Vicente.
(B)
Narrativas a respeito da abundância de reservas de minerais na Colônia aumentavam a expectativa de enriquecimento dos portugueses.
(C)
Portugal esperava encontrar rapidamente metais preciosos no Brasil. Como isso não aconteceu, a Metrópole investiu na criação de gado.
(D)
As narrativas sobre a produção aurífera no Brasil diminuíram as investidas portuguesas na busca por metais na Colônia. Essas buscas só foram retomadas no século XIX.
(E)
A dificuldade para encontrar metais preciosos na Colônia motivou a Metrópole a investir na exploração das drogas do Sertão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Letra B. Pois Portugal achava que o ouro e reservas minerais eram infinitas, principalmente na Capitania de Minas Gerais. E obviamente, os portugueses enriqueciam com isso.
Perguntas interessantes