A respeito da colonização das regiões mais ao norte do Brasil, leia o que escreveu o historiador Francisco Iglésias e depois responda ao que se pede:
Como se vê, é bem diversa a fisionomia das duas partes do Estado do Maranhão: se a Amazônia é quase outro Brasil, o Maranhão tem muito de comum com a parte inicial do país. Vem a ser uma espécie de transição do primeiro para a nova área, só tardiamente incorporada à vida brasileira. Esta é, talvez, de todas as regiões do mundo a de características mais pujantes, com árvores gigantescas, os maiores e mais caudalosos rios. Se sempre despertou as atenções do homem, foi sendo maltratada por um aproveitamento de lucros imediatistas, irracional, a ponto de ser hoje o centro das preocupações de quantos no mundo se dedicam à ecologia, cuidado mais vivo agora que em qualquer outra época, pela consciência generalizada dos perigos da destruição da natureza e seus danosos efeitos sobre a terra e a atmosfera, sobre os padrões da vida, assim ameaçada. (IGLESIAS, Francisco. Trajetória política do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1993, p. 53-54.)
A partir das observações acima devemos interpretar a situação da Amazônia hoje como:
Escolha uma:
Resultante de um processo de exploração irresponsável surgido a partir do século XVII com a expansão do sistema de plantation na região.
Resultante de um processo de exploração ocasionado nos tempos coloniais da atividade voltada para os mercados interno e externo.
Resultante de um processo irresponsável ocorrido no século XVI para exportação de especiarias.
Resultante de um processo de exploração irresponsável que vem desde os tempos coloniais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
alguem ai sabe por favor!!!!
janage8:
eu acho que é a letra A Resultante de um processo de exploração irresponsável surgido a partir do século XVII com a expansão do sistema de plantation na região.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás