A Resolução - RDC nº2, de 15 de janeiro de 2007 define que os aromatizantes são substâncias ou misturas de substâncias com propriedades odoríferas e ou sápidas, capazes de conferir ou intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos, podendo ser classificados em naturais ou sintéticos. Os aromatizantes são utilizados desde o século XIX. A cumarina foi sintetizada em 1898; o aroma de baunilha em 1874; e o de canela em 1884. O aroma de baunilha por exemplo é muito empregado em produtos destinados à alimentação infantil. No caso do extrato, a indicação é a utilização de quantidade suficiente apenas para manter a identidade do produto (q. S - quantum satis). No caso do aroma natural (vanilina natural) ou imitação de baunilha (vanilina sintética), a indicação é de 0,007 g/100g de produto (em base seca - quantidade de produto sem umidade natural). Considerando o exposto acima sobre aromatizantes e considerando este, um aditivo alimentar, utilize seu material de estudo para elencar os tipos de aditivos alimentares existentes utilizados na indústria, e quais suas funções no alimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:Os aditivos alimentares não apresentam o intuito de nutrir mas, sim, de modificar as características, físicas, químicas e biológicas ou sensoriais dos, alimentos. Normalmente são ultilizados para aumentar a vida útil do produto, prolongado assim o prazo de validade.
ACIDIFICANTES: substâncias que aumentam a acidez dos produtos alimentares. São muito ultilizados em bebidas, a fim de proporcionar um sabor ácido ou agridoce, semelhante ao sabor das frutas. Ex: ácido málico, ácido fumárico.
AGENTES DE VOLUME: substâncias que contribuem para dar volume aos produtos alimentícios, sem contribuir significamente para seu valor energético disponível. Ex: polidextose, amido oxidado.
AMIDOS MODIFICADOS: substâncias obtidas por um ou mais tratamentos químicos de amidos comestíveis , que podem também ter sofrido tratamentos físicos ou enzimáticos. Ex: amido acetilado, fosfato de diamido.
ANTIOXIDANTES: substâncias que prolongam a durabilidade do alimento evitando a sua oxidação. As alterações de cor e a rancidez são exemplos é bem visíveis da oxidação de gorduras, que podem ser retardadas com a sua utilização. Ex: ácido ascórbico, tocoferois.
CONSERVANTES: substâncias que prolongam a durabilidade dos alimentos, protegendo-os contra a deterioração provocada por microrganismos, como bactérias bolores e leveduras. Ex: ácido benzoico, ácido próprionico ácido sórbico, sulfitos, nitritos e nitratos.
ESPESSANTES E ESTABILIZADORES: substâncias que aumentam a viscosidade dos gêneros alimentícios, ou seja, condensam e engrossam, ao permitir a manutenção do estado físico-químico dos produtos alimentares . Ex: ágar, carragena.
GELIFICANTES: substâncias que dão textura aos produtos alimentícios com a formação de um gel. Ex: goma gelana, pectina.
HIMIDIFICANTES: substâncias que impedem os gêneros alimentícios de secar, quando em contato com uma atmosfera com baixo grau de umidade. São muito usados em doces com recheio chocolates e bolachas. Ex: sorbitol, lactato de sódio.
CORANTES: substâncias que conferem ou intensificam a cor natural dos alimentos. Há corantes naturais que são extraídos de frutos ou vegetais. Há ainda corantes que são extraídos por via sintética.
EDULCORANTES: substâncias de sabor doce que substituem o açúcar. São ultilizados na produção de alimentos de baixo valor energético (produto light) em alimentos que não provocam cáries e em alimentos sem açúcares adicionados,bem como na produção de alimentos dietéticos.
EMULSIONANTES: substâncias que permitem a mistura de duas ou mais substâncias imisciveis como óleo e água, em produtos alimentares. Ex: goma xantana, goma-arabica .
AROMATIZANTES : substâncias que intensificam o sabor ou o cheiro dos alimentos. Ex: ácido glutâmico, ácido guanilico.
LEVEDANTES QUÍMICOS: substâncias ou misturas de substâncias, que por libertação de gás aumenta o volume das massas ou da farinha. Ex: carbonato de magnésio, fosfato de cálcio.
REGULADORES DE ACIDEZ: substância que permitem a mistura de duas ou mais substâncias imisciveis, como óleo e água em produção alimentares. Ex : goma xantana goma arábica.
Explicação: No vídeo da Aula 3 .