Saúde, perguntado por pelaisrosilene, 5 meses atrás

A Resolução nº 216 de 2004 da ANVISA, dispõe sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Neste documento “Boas Práticas” é definido como “procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária”, incluindo, portanto, as Unidades de Alimentação e Nutrição.

Vários perigos estão associados a alteração da qualidade higiênico-sanitária de um alimento e, dependendo de sua natureza, concentração, intensidade e exposição, podem provocar Doenças Transmitidas pelos Alimentos (DTAs). Uma das principais formas de contaminação dos alimentos, que pode gerar uma DTA, é através da sua manipulação por profissionais, principalmente durante o preparo, devido à falta ou falha nos processos de higienização, como por exemplo na lavagem das mãos.

Um exemplo da importância desse processo foi um estudo (OLIVEIRA e GONÇALVES, 2015 Apud COELHO, ANDRADE e MOURA, 2021) que analisou as mãos de manipuladores de alimentos em creches na cidade Juazeiro do Norte, no Ceará, identificando diversos patógenos (agentes causadores de doenças), listando como os principais Klebsiella sp (64,29%) Staphylococcus aureus (14,29%) e Escherichia coli e Candida albicans (7,14%), sendo estes bactérias e fungos associados a má higienização das mãos após utilização do banheiro.
(Fonte: COELHO, Rafaela Holanda; ANDRADE, Vitória de Oliveira Almeida; MOURA, Gleucia Silva; Contaminação de alimentos e seus fatores predisponentes: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, 2021. Disponível em:
A qualidade higiênico-sanitária de um alimento pode ser afetada desde a produção da matéria-prima até o processo de preparo do alimento, sendo que os perigos que afetam essa qualidade podem ser separados em físicos, químicos ou biológicos. No caso dos perigos biológicos temos os microrganismos como principais agentes contaminantes. Como destacado no artigo, dentre os microrganismos, os dois grupos mais comuns são bactérias e fungos e, neste aspecto, para que se possa conscientizar e estabelecer procedimentos corretos de prevenção da contaminação, é preciso conhecer as características destes microrganismos.

Com base no que foi exposto, responda:

a) Explique o que é uma célula procariótica e aponte qual tipo de microrganismo possui esse tipo de célula.
b) Explique a diferença entre bactérias e fungos.
c) Exemplifique cinco diferenças entre células eucarióticas e procarióticas.

Soluções para a tarefa

Respondido por alexalves336
8

Resposta:

A:

As células procariontes são formadas por citoplasma, ribossomos e material genético, e possuem apenas a membrana plasmática, com ausência da carioteca que divide o núcleo celular. O material genético fica no nucleóide (núcleo não separado), região celular localizada no citoplasma e que abriga moléculas de DNA circulares chamadas plasmídeos. Os seres procariontes, ou procariotos, possuem apenas uma célula. Portanto, são considerados unicelulares, como as bactérias e as cianobactérias. eo tipo de microrganismo possui esse tipo de célula e a Bactérias organismo relativamente simples, unicelular e procariotos, as celulas bacterianas apresentam diversas formas, sendo as mais comuns: bacilo, cocos que podem ser esféricos ou ovoides e os espirilos que podem apresentar em forma de saca-rolha ou curva.

b:

as  bactérias possuem uma parede celular, e podem se locomover rapidamente nos líquidos devido á presença de flagelos normalmente a sua reprodução se dá pela divisão e  duas células idênticas, conhecida como como fissão binária. a nutrição é feita pelo uso de composto orgânicos encontrados na natureza, ou pelo processo de fotossíntese. Já os fungos são eucariotos, não possuem cloroplastos e, portanto, não realizam a fotossíntese. A sua parede celular, presente nos fungos verdadeiros, é composta principalmente, por quitina.

c:

A diferença entre as células eucariontes e procariontes está na estrutura celular. Mesmo assim, podemos notar algumas semelhanças, como a presença de material genético, citoplasma e membrana celular. Veja as principais diferenças:

Célula procarionte: menor estrutura, com diâmetro máximo de 5 μm

Célula eucarionte: maior estrutura, com diâmetro máximo de 100 μm.

Célula procarionte: funcionamento simples.

Célula eucarionte: funcionamento complexo.

Célula procarionte: não tem organelas membranosas.

Célula eucarionte: possui organelas membranosas.

Célula procarionte: o material genético está no citoplasma.

Célula eucarionte: o material genético está dentro do núcleo.

Célula procarionte: molécula de DNA circular.

Célula eucarionte: molécula de DNA longa e filamentar.

Célula procarionte: reproduz-se por fissão binária assexuada.

Célula eucarionte: reproduz-se por mitose e meiose.

Célula procarionte: constitui seres unicelulares.

Célula eucarionte: forma seres unicelulares ou pluricelulares.

Célula procarionte: reino Monera.

Célula eucarionte: reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

Célula procarionte: bactérias e arqueas são seres procariontes.

Célula eucarionte: fungos, plantas e animais são seres eucariontes.

Explicação:

livro pagina 10 ha 16

Perguntas interessantes