A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 430/2011 (BRASIL, 2011), define esgotos sanitários como os despejos líquidos residenciais, comerciais, águas de infiltração na rede coletora, os quais podem conter parcela de efluentes industriais e efluentes não domésticos. Logo, com base nas caraterísticas físico-químicas dos esgotos sanitários é possível estimar alguns de seus efeitos quando lançados em corpos hídricos.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Brasília, DF: Conselho nacional do Meio Ambiente, [2011]. Disponível em: https://is.gd/gnm7iq. Acesso em: 16 out. 2021.
Nesse contexto, a tabela a seguir indica o valor de alguns parâmetros analisados em diferentes esgotos sanitários brutos.
Considerando hipoteticamente, o lançamento dos esgotos sanitários A, B e C em um mesmo corpo hídrico e em volumes iguais, avalie as afirmações a seguir.
I. O efluente A provocará maior aumento da turbidez do meio hídrico, se comparado aos efluentes B e C.
II. Os efluentes B e C poderão provocar, em maior intensidade, o fenômeno de eutrofização, se comparado ao efluente A.
III. O efluente B provocará o menor impacto em relação ao consumo de oxigênio dissolvido no corpo hídrico, se comparado aos efluentes A e C.
IV. O pH é um parâmetro que influencia em todas as reações químicas e bioquímicas, valores baixos de pH podem tornar as àguas corrosivas, como no caso dos efluentes A, B e C.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Alternativa 4
Explicação: Esta no livro entre as paginas 35 à 59
Perguntas interessantes