A Resolução CNE/CEB n. 02/2009 avança em pontos significativos; no seu Art. 4º, define que as “esferas da administração pública que oferecem alguma etapa da educação básica, em quaisquer de suas modalidades, devem instituir planos de carreira para todos os seus profissionais do magistério, e, eventualmente, aos demais profissionais da educação” (BRASIL, 2009d). Neste contexto, a nova resolução afirma que as progressões salariais na carreira do Profissional Nacional, deve se dar mediante: Escolha uma: a. A constituição romana como o exemplo mais notável de governo misto b. A formação de instituições representando interesses por categoria, como clero, nobreza, burguesia, que atuam como contraponto do poder do príncipe c. Aos órgãos colegiados na organização política, compostos por indivíduos de posições sociais afins d. A representação de indivíduos singulares e de seus direitos políticos e. Incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional
Soluções para a tarefa
Letra E.
A resolução CNE/CEB n. 02/2009 avança em pontos significativos; no seu Art. 4, no sentido de garantir uma maior visibilidade aos demais profissionais, no que tange atuação profissional, titulação, desempenho.
Dessa forma, os planos de carreira permitem uma maior sistematização e organização das demais profissões, as quais passam a ser garantidas por lei, de uma forma geral no cenário.
Resposta:
alternativa correta: Incentivos que contemplem titulação, experiência,
desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional.
Explicação:
Capítulo 6, pág. 84. A nova
resolução afirma que as progressões salariais na carreira devem se dar mediante
incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e
aperfeiçoamento profissional. Ressalta, ainda, que deverá ocorrer a valorização do
tempo de serviço prestado pelo servidor ao ente federado, que será utilizado como
componente evolutivo.