Física, perguntado por simuladobernoulli, 9 meses atrás

A resistividade elétrica de solos e rochas é função decrescente da quantidade de água, da natureza dos sais em seu interior e da porosidade. Praticamente todas as rochas possuem poros que, em proporção maior ou menor, podem estar ocupados por eletrólitos, de modo que suas resistividades são muito variáveis. Assim, rochas de mesma natureza podem apresentar diferentes resistividades a depender das condições locais de conteúdo de água, metamorfismo e até mesmo efeitos tectônicos. BRAGA, A. C. O. Métodos da eletrorresistividade e polarização induzida aplicados nos estudos da captação e contaminação de águas subterrâneas: uma abordagem metodológica e prática. 2006. Dissertação (Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (Adaptação). A condutividade elétrica de rochas é proporcional ao(à) A. comprimento. B. corrente elétrica. C. diferença de potencial. D. área de seção transversal. E. número de íons dissolvidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvathiagoantonio
0

Alternativa (E), íons dissolvidos.

A resistividade elétrica de um material dependerá de diversas coisas como demonstrado na segunda lei de ohm onde podemos calcular a resistência elétrica de um condutor.

R = p . L / A

onde:

R: resistência elétrica

p: resistividade

L: comprimento

A: área de secção transversal

As rochas são parecidas pois quantidade de água, poros e diversas outras coisas podem modificar essa resistência e também a resistividade do material.

A resistência do material dependerá do comprimento, área de secção transversal e a resistividade do material.

O que mais influenciará a condutividade dessa rocha será o número de íons dissolvidos.

Perguntas interessantes