A resistência microbiana é uma grande ameaça à saúde pública mundial, pois gera uma série deconsequências, como o aumento da morbidade, da mortalidade e do período de internação, impondoelevados custos a todos os países e comprometendo o indivíduo e toda a população. Na União Europeia,cerca de 25 000 pacientes morrem anualmente de infecções causadas por bactérias multirresistentese os custos associados são estimados em cerca de 1,5 bilhão de euros por ano. O uso inadequado deantibióticos em diversos segmentos (saúde humana, saúde animal e agricultura) tem um importantepapel na emergência e na disseminação da resistência bacteriana aos antibióticos.Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Diretriz nacional para elaboração de programa de gerenciamento do uso deantimicrobianos em serviços de saúde. Brasília, 2017 (adaptado).Considerando as informações sobre a resistência microbiana, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Aponte dois mecanismos utilizados pelas bactérias para evitar a ação dos antimicrobianos.b) Cite três fatores que contribuem para a ocorrência de resistência bacteriana. c) Mencione quatro estratégias que possam contribuir para o uso racional de antimicrobianos.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
a. Os principais mecanismos de resistência utilizados por bactérias são:
1. Alteração na permeabilidade da membrana
2. Bombeamento ativo do antibiótico para fora da bactéria, associada com a produção de enzimas que atuam destruindo antibióticos.
b. A resistência bacteriana ocorre por intermédio da seleção natural, e é um processo que ocorre quando há um abuso na utilização de antimicrobianos no tratamento de problemas de saúde humanos.
c. As estratégias envolvem utilização adequada de antibióticos, seguindo duração e indicação médicas, com o intuito de não tornar o uso de tais antimicrobianos abusivos, impedindo a multiplicação de organismos resistentes.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás