História, perguntado por tops734, 3 meses atrás

A resistência expressada nas arte plásticas e/ou música e/ou teatro no Chile??




urgente por favor !!​

Soluções para a tarefa

Respondido por inaamaia
5

Resposta: Não entendi ao certo se é isso que precisava, mas espero ter ajudado!!!

Explicação: Tudo teve início com J. Maria Galvan e com o brasileiro Mário Pedrosa que exilado no Chile começou a trabalhar febrilmente para criar um museu internacional de arte contemporânea. Como vice presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte presidiu o Comitê de Solidariedade Artística, destinado a criar o Museu, entusiasticamente aprovado pelo Presidente Allende que, em sua “Mensagem aos artistas do mundo”, os conclamou a colaborarem com o processo de transformação social do Chile mobilizando meios de “acelerar o desenvolvimento material e espiritual de suas gentes”.

Enquanto esperavam no exílio em Paris que a democracia voltasse ao Chile os criadores do museu constituíram um secretariado composto por Miguel Rojas Mix, Pedro Miras, José Balmes, Miria Contreras, Mário Pedrosa e outros e continuaram sua campanha de arrecadação de obras para o Museu da Solidariedade. Julio Cortázar foi um dos divulgadores deste trabalho de resistência e organizava encontros nos quais falava da importância da colaboração dos artistas latino americanos que viviam em Paris e Espanha.. Os chilenos exilados mantiveram em suas próprias casas os quadros e peças que continuavam chegando, como um sinal de "resistência" à ditadura militar. Assim conseguiram em torno de 700 obras". Hoje o acervo tem mais de 2.500 obras


tops734: muito obrigado mesmo
Respondido por heloisagoncalves745
6

Através da música, os chilenos expressaram resistência acerca do regime ditatorial vivido entre meados dos anos 1970 e 1990, sobretudo por meio de estilos como o Canto Novo e o Rock, manifestações que demonstravam a insatisfação contra a censura e demais aspectos do regime por meio do uso de metáforas.

A arte do Chile expressando a resistência

Assim como ocorreu no Brasil, a Ditadura Chilena era muito radical e deixava poucas produções artísticas chegarem ao público, uma forma de controlar a criação de movimentos que estimulassem a liberdade, assim, a insatisfação deveria ser oculta, especialmente por meio das figuras de linguagem, para não caracterizar resistência.

Aprenda mais sobre o Chile: brainly.com.br/tarefa/11698240

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes