A resistência elétrica e as dimensões do condutor A relação da resistência elétrica com as dimensões do condutor foi estudada por um grupo de cientistas por meio de vários experimentos de eletricidade. Eles verificaram que existe proporcionalidade entre: • resistência (R) e comprimento ({), dada a mesma secção transversal (A); • resistência (R) e área da secção transversal (A), dado o mesmo comprimento (l ) e • comprimento (f) e área da secção transversal (A), dada a mesma resistência (R). Considerando os resistores como fios, pode-se exemplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica utilizando as figuras seguintes. As figuras mostram que as proporcionalidades existentes entre resistência (R) e comprimento (t), resistência (R) e área da secção transversal (A), e entre comprimento (í) e área da secção transversal (A) são, respectivamente, A) direta, direta e direta. B) direta, direta e inversa. C) direta, inversa e direta. D) inversa, direta e direta. E) inversa, direta e inversa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)direta, inversa e direta.
Explicação:
Resposta:
C) direta, inversa e direta
Explicação:
Esta é uma questão de proporções. Um grupo de cientistas estudou a relação entre as dimensões de um condutor e sua resistência elétrica. Foram encontradas três relações de proporcionalidade. A questão é: qual o tipo de proporcionalidade em cada um dos casos - direta ou inversa?
No primeiro caso, a área da secção transversal foi mantida igual e se analisou a relação entre o comprimento e a resistência. Ao dobrar o comprimento, a resistência também dobrou, ou seja:
direta l = r
O aumento do comprimento causou um aumento da resistência - há uma relação direta.
No segundo caso, o comprimento foi mantido constante e a área da secção transversal foi dobrada. A resistência, então, caiu pela metade:
inversa a = r
O aumento da área causou uma diminuição da resistência - há uma relação inversa.
No terceiro caso, tanto o comprimento quanto a área foram dobradas e a resistência continuou igual:
Rcte: direta l = a
Há uma relação direta, pois para que a resistência ficasse constante o aumento do comprimento também necessita de um aumento da área.
Temos então, na ordem, uma relação direta, uma inversa e uma direta, como representa a alternativa C.