A resistência da planta seria a capacidade desta em atrasar ou evitar a colonização de seus tecidos por um fitopatógeno, que é caracterizada pela sua natureza dinâmica e coordenada em uma sequência de acontecimentos lógicos, imediatamente após o contato do patógeno em seus tecidos.
Fonte: PASCHOLATI, S. F. Fisiologia do parasitismo: Como as plantas se defendem dos patógenos. In: BERGAMIN FILHO, A.; AMORIM, L.; REZENDE, J. A. M. (ed.). Manual de Fitopatologia: Princípios e conceitos. Piracicaba: Agronômica Ceres, 2011. p.593-636.
Tendo em vista o contexto, complete as lacunas da sentença a seguir com os termos corretos:
A defesa da planta pode ser ativa ou passiva, e os mecanismos de defesa são geralmente subdivididos, de acordo com a tentativa de penetração do patógeno no hospedeiro. Aqueles ____________, são ausentes ou presentes em baixos níveis antes da infecção, sendo produzidos ou ativados em resposta à presença dos patógenos, e os ____________, incluem aqueles já presentes nas plantas antes do contato com os patógenos. Nas duas categorias, os fatores podem ser subdivididos em: ____________, que englobam a produção de substâncias tóxicas ao patógeno ou geram condições adversas para o crescimento dele no interior dos tecidos do hospedeiro, e ____________, que atuam como barreiras físicas, impedindo a entrada do patógeno e a colonização dos tecidos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
pós-formados / pré-formados / estruturais / bioquímicos
b.
pós-formados / pré-formados / bioquímicos / estruturais Correto
c.
pré-formados / pós-formados / estruturais/ bioquímicos
d.
constitutivos / induzíveis / estruturais / bioquímicos
e.
pré-formados / pós-formados / bioquímicos / estruturais
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta:
pós-formados / pré-formados / bioquímicos / estruturais
Corrigido pelo AVA
Explicação:
Perguntas interessantes