A resenha crítica é um gênero textual informativo que descreve uma determinada obra, trazendo a opinião pessoal do resenhista acerca dos aspectos positivos e negativos dela. Essa obra pode ser um livro, um filme, uma música, entre outras, e o objetivo da resenha é apresentar ao leitor a ideia geral do objeto resenhado, realizando considerações sobre o ponto de vista de quem a escreve, de modo a influenciar seus leitores.
Para escrever uma resenha crítica, é necessária a leitura atenta da obra a ser analisada, a fim de que possam ser bem desenvolvidas as interpretações, adjetivação, argumentações e conclusões.
Dividindo a resenha em introdução, desenvolvimento e conclusão, no primeiro momento, o escritor deverá iniciar com um breve resumo da obra escolhida, situando o leitor sobre o título, autores e assuntos tratados.
No desenvolvimento, o escritor da resenha deve, levando em consideração as ideias observadas na obra, argumentar sobre os pontos relevantes constatados por ele, permitindo uma análise de aspectos positivos e negativos encontrados por sua impressão pessoal.
Na conclusão, além de breve retomada dos aspectos relevantes e úteis à compreensão dos leitores, o escritor deve se debruçar nas considerações finais em relação às suas próprias ideias sobre a obra resenhada, levando em consideração a qualidade e originalidade da obra.
O texto “Emicida: AmarElo – É tudo Pra Ontem: imprescindível” é um exemplo de resenha crítica escrita por Alan Fernandes. Releia o texto na apostila PET Volume 1, observando as características desse gênero textual *
Escolha um filme, livro, música ou outra obra que tenha apreciado e produza uma resenha crítica sobre ela, levando em consideração os principais aspectos de produção do gênero. (Mínimo: 15 linhas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
desculpa cara..preguiça de ler
Perguntas interessantes
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás