Português, perguntado por marifernandauna, 1 ano atrás

A resenha a seguir foi colocada em um quadro e as partes que a compõem foram enumeradas para que você possa visualizá-las mais claramente. Leia-a com atenção para realizar o que é solicitado após a leitura. 

1)VIANA, Joseval.  A importância da Língua Portuguesa ao advogado.
2)Cláudia D. Alves Dias.
3)O autor Joseval Viana, formado em Letras e em Direito, desenvolve pesquisas científicas em técnicas de argumentação de discurso jurídico. O estudioso demonstra preocupação referente ao uso da Língua Portuguesa pelos advogados, uma vez que esses profissionais têm se preocupado mais com os estudos jurídicos, deixando, muitas vezes, de estudar a língua.
4)Apesar de os advogados serem conhecidos pela sua capacidade na oralidade e na escrita, o que tem sido visto no cotidiano, de acordo com o autor, é exatamente o contrário. Estudantes que estão quase terminando o curso não sabem diferenciar palavras com acepções específicas no meio jurídico de outras acepções em diferentes contextos, como por exemplo: remissão e remição.O estudioso afirma que por meio da leitura, do estudo e da produção textual, o profissional do direito será capaz de aprofundar a sua competência linguística, melhorando, gradativamente, a sua formação profissional.
5)O texto é interessante e sugere ao profissional do direito considerar a necessidade dos estudos jurídicos aliados ao conhecimento da Língua Portuguesa, uma vez que para  sobressair-se, profissionalmente, os advogados necessitam do domínio linguístico, devido às constantes situações de oralidade e de escrita.
6)Trata-se de um texto indicado a todos os iniciantes na profissão, tanto na área jurídica como em todas as áreas, para terem conhecimento da interferência da língua portuguesa na diferentes profissões. O domínio linguístico contribui inegavelmente para o sucesso dos diferentes profissionais.
 

Como em qualquer outro gênero textual, a resenha é possuidora de uma estrutura organizacional, sendo, portanto, organizada em partes. Assinale a alternativa em que a afirmação sobre as partes da resenha está correta.  

1) A parte 2 inicia o que podemos chamar de resumo comentado.
2) A parte número 1 é facultativa, isto é, o resenhista decide se a coloca ou não.
3) As partes 3 e 5 são, respectivamente, a apresentação e a avaliação da obra.
4) A autoria é um item muito importante da resenha, e está contida na parte número 4.
5) A parte número 6 da resenha tem por objetivo principal fazer a avaliação da obra.

ALGUÉM ME RESPONDE URGENTE POR FAVOR!!! QUAL NÚMERO APRESENTA A RESPOSTA CORRETA?


alineonline: Quais você já descartou?
marifernandauna: estou em dúvida entre a 3 e a 6
alineonline: 3 e 5, né? Eu também.
alineonline: Porque tanto a parte 5 como a 6 tem um trechinho avalia tipo...
marifernandauna: ok, vlw ai

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
45
A parte 5 diz o que Joseval Viana sugere ao leitor. Já na parte 6, é Cláudia quem indica a leitura aos iniciantes da área de direito. Então a 5 ainda é resumo comentado e a parte 6 é avaliação da obra.
Perguntas interessantes