História, perguntado por Li2345, 1 ano atrás

A republica velha pode ser considerada cidadã? Por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por AMKResponde
0
Na minha opinião não. A República velha é dividida em duas ''fases'' A República da Espada  governada por presidentes militares Marechal Deodoro da Fonseca de 1889-1891 e Marechal Floriano Vieira Peixoto de 1891-1894 e a República Oligárquica que teve fim com a revolução de 1930.
Na República da Espada temos uma série de características que na minha opinião não são cidadãs como por exemplo o voto aberto (onde não há sigilo) como a exclusão de grande parte da população brasileira do processo eleitoral, tanto o voto aberto quanto a proibição do voto para soldados, padres, mendigos, analfabetos e menores de 21 estão na constituição de 1891. Só daí não é cidadã pois exclui uma grande parcela da sociedade que na época era constituída de pobres analfabetos e semianalfabetos, lembre se que apenas a elite era letrada.
Ela também é corrupta, durante o governo provisório do Marechal Deodoro,teve como ministro Rui Barbosa cujo a política de emissão de lastro-ouro  em massa provocou a chamada Crise do Encilhamento. As eleições estavam próximas e eram candidatos Deodoro e Prudente de Moraes , o Marechal venceu por 127 votos contra 97 do Prudente. Essa vitória só foi possível porque setores ligados ao Marechal promoveram a compra de votos e também intimidação dos deputados.
Há também alguns resquícios despóticos pois o Marechal entra em choques frequentes com o Congresso e ele acaba por fechar o Congresso em 3/novembro/1891, resultado disso é a renúncia de Deodoro devido ameaças da Armada bombardear o RJ caso ele não renunciasse.

Floriano Peixoto  foi contra a constituição, era para que ele após a saída de Deodoro convocasse novas eleições. Ele não o fez , governou até quando quis, entrou em 1891 saindo apenas em 1894, Assim como no governo de Deodoro a Armada ''Marinha'' Também ameaçou o Rio de Janeiro de bombardeios,mas o Marechal acabou por reprimir a revolta. A Armada queria a deposição do ilegítimo presidente.
Resumindo só durante a República da Espada nós tinhamos:
- Maioria dos setores sociais atendiam os requisitos para o voto,
Para se ter uma ideia apenas na Carta Magna de 1988 é que analfabetos podem votar.
- Corrupção através da compra de voto, da intimidação...
- Violação da Constituição

Durante a República do Café com Leite, Minas com a produção de leite e o estado de São Paulo com a produção de café, ambos os estados  governaram o país de forma alternada  começando com o paulista Prudente de Moraes de 1894 a 1898, nessa fase da República nós também temos a exclusão de setores mais carentes,tendo um governo aristocrático governando para a aristocracia. É aqui também que temos uma série de revoltas que demonstram a insatisfação popular uma delas é a Guerra de Canudos 1896-97
também temos no Governo de Rodrigues Alves a Revolta da Vacina, este governo também se empenhou em modernizar o Rio de Janeiro derrubando casebres e cortiços mas as pessoas que viviam nesses lugares não tiveram nenhum apoio do governo para construir novas casas e não teriam condições para comprar uma moradia nessa nova cidade moderna.
Temos também episódios de crueldade que culminam na Revolta da Chibata no governo de Hermes da Fonseca 1910-1914 e outras coisas
Resumindo durante a República Oligárquica temos:
-A Guerra de Canudos expressa a miséria de algumas populações e sua insatisfação
-A Revolta da Vacina está relacionada a campanha de vacinação realizada de modo bruto durante o governo de Rodrigues Alves
- A Revolta da Chibate expressa como negros recebiam ainda na República castigos físicos, má alimentação, trabalho excessivo etc...
-A modernização do Rio de Janeiro acarreta um processo de favelização em massa da cidade

Agora lhe pergunto amigo, você acha que ela é cidadã?
Perguntas interessantes