A República Romana terminou com o fim do Segundo Triunvirato. A respeito da transição da Repú
blica para o Império, responda a estas questões:
a) Quem foi o primeiro imperador?
b) Que títulos ele recebeu do Senado?
c) O que significava cada um dos títulos?
d) Ao receber esses títulos, quais poderes o imperador passou a concentrar? URGENTEEEEEE
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) R: Augusto
b)R: Imperador César, Filho do Divino, Augusto
c) R: Ao nascer, foi chamado Caio Otávio em homenagem a seu pai biológico. Os historiadores tipicamente referem-se a ele simplesmente como Otávio (ou Otaviano) entre seu nascimento em 63 a.C. e sua adoção por Júlio César em 44 a.C. (depois da morte de Júlio César);
Com sua adoção por César, tomou o nome de seu pai adotivo e tornou-se Caio Júlio César Otaviano, de acordo com o padrão romano de nomenclatura por adoção. Ele abandonou o "Otaviano" rapidamente e seus contemporâneos se referiam a ele como "César" durante o período.
Ele iniciou o Templo do Divino Júlio, ou Templo do Cometa Estelar, e adicionou "Filho do Divino" em seu nome, visando fortalecer seus laços políticos com os antigos soldados de César, após a deificação deste, tornando-se Caio Júlio César, Filho do Divino.
Em 38 a.C. substituiu seu prenome "Caio" e seu nome "Júlio" por "Imperador", o título com o qual as tropas saudavam o seu líder após um sucesso militar, tornando-se oficialmente "Imperador César, Filho do Divino"
Em 27 a.C., após a derrota de Marco Antônio e Cleópatra, o senado romano votou novos títulos para ele, que se tornou oficialmente "Imperador César, Filho do Divino, Augusto" Foi nos eventos de 27 a.C. que obteve seu tradicional nome de Augusto, que os historiadores usam para se referir a ele desde esta época até sua morte em 14 d.C.
d) Por lei, reteve um conjunto de poderes atribuídos vitaliciamente pelo senado, incluindo o comando militar supremo e aqueles de tribuno e censor.
Explicação: