A República Oligárquica (1894-1930) foi marcada no Brasil pelo controle político exercido sobre o governo federal, pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “política do café com leite”. Foi nesse período, ainda, que se desenvolveu mais fortemente o coronelismo, garantindo poder político regional às diversas elites locais do país. Nesse período de domínio dos fazendeiros, ocorreram conflitos sociais, entre os quais destacamos:
a) a Revolta de Juazeiro (1911), em que o Padre Cícero liderou jagunços e cangaceiros contra os coronéis que cometiam abusos contra os camponeses no sertão do Ceará.
b) a Revolta da Vacina (1903), que envolveu somente a elite carioca, rebelada por causa da obrigatoriedade da vacina, decretada pelo Ministro Osvaldo Cruz.
c) a Revolta da Chibata (1910), que envolveu oficiais do Exército, os quais se negavam a continuar castigando seus subordinados com chicotes e prisões desnecessárias.
d) a Guerra de Canudos (1897), um conflito marcado pelo fanatismo messiânico, que também envolvia questões relativas à miséria dos camponeses do interior do Nordeste.
e) a Revolta dos 18 do Forte (1922), em que os camponeses atacaram o forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, exigindo que o governo decretasse a reforma agrária.
Soluções para a tarefa
d) a Guerra de Canudos (1897), um conflito marcado pelo fanatismo messiânico, que também envolvia questões relativas à miséria dos camponeses do interior do Nordeste.
Sobre a República Oligárquica tem-se D) a Guerra de Canudos (1897), um conflito marcado pelo fanatismo messiânico, que também envolvia questões relativas à miséria dos camponeses do interior do Nordeste.
Guerra de Canudos
A Guerra de Canudos foi um conflito liderado por Antônio Conselheiro e aconteceu no interior do estado da Bahia durante o período oligárquico brasileiro.
Essa guerra aconteceu pelo fato do líder religioso formar uma comunidade que vivia contra o governo da época e que se negava a obedecer e pagar os impostos à Nação, por isso viviam como uma cidade autônoma. No fim, depois de muitas disputas a comunidade foi totalmente destruída e perderam a guerra.
Antônio Conselheiro
Antônio Conselheiro, foi o líder da Guerra de Canudos, e se considerava monarquista e contra a república da época. Ele nasceu no estado do Ceará e depois de adulto começou uma pregação cristã por todo o nordeste, construindo igrejas e espalhando suas ideias contraditórias ao governo.
Para mais informações sobre guerra de canudos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4566178
Bons estudos.
#SPJ3