A República criada pelos romanos no século VI a.E.C. passou por mudanças ao longo do tempo, chegando no século III a.E.C. a um sistema de governo chefiado por dois cônsules, eleitos anualmente, com uma separação dos poderes em instituições: Magistratura, Senado e Assembleias. No seu caderno, faça um quadro identificando os grupos sociais que ocupavam cada uma das instituições da República Romana, descrevendo as responsabilidades políticas de cada uma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Grupos sociais que ocupavam as instituições da República Romana e as responsabilidades políticas de cada um:
Grupo Social:
Cônsul: Eram chefes de estado tanto civil como militar, eleitos os cidadãos a partir de 42 anos e patrícios a partir dos 40.
Ditador: nomeados pelos cônsules em caso extremo de perigo ou na iminência de uma guerra
.
Censor: magistratura ordinária não permanente, exercida por patrícios e plebeus, realizada de cinco em cinco anos, mas permaneciam no cargo por 18 meses.
Tribuno da Plebe: representantes da plebe junto ao Senado
Função Política:
Cônsul: davam os comandos militares, propunham legislação, convocavam as assembleias populares e presidam as reuniões do Senado. Consultavam os deuses em nome do estado, possuindo autoridade executiva, comandando homens tanto em casa quanto em campo.
Ditador: exerciam o cargo por seis meses e possuíam o mais alto grau de autoridade executiva.
Censor: elaboração do census,
isto é, a lista dos cidadãos e suas propriedades para determinar as pessoas que possuíam grande patrimônio. Supervisionavam alguns aspectos das finanças do governo. Vigiavam a moral pública.
Tribuno da Plebe: defendiam os interesses da plebe, convocavam os concílios e os comícios-tributos, assembleias populares onde propunham novas diretrizes políticas, militares e administrativas.
Bons estudos!