A reprodução sexual é o processo pelo qual os organismos geram descendentes pela produção de células germinativas chamadas gametas. Depois que o gameta masculino (espermatozoide) se une ao gameta feminino (oócito secundário) – em um evento chamado de fertilização – a célula resultante contém um conjunto de cromossomos de ambos os pais. Os homens e as mulheres têm órgãos genitais anatomicamente distintos, que são adaptados para produzir gametas, facilitar a fertilização e, nas mulheres, sustentar o crescimento do embrião e do feto.
Os órgãos genitais masculinos e femininos podem ser agrupados por função. As gônadas - testículos nos homens e ovários nas mulheres – produzem gametas e secretam hormônios sexuais. Vários ductos então armazenam e transportam os gametas, e as glândulas sexuais acessórias produzem substâncias que protegem os gametas e facilitam o seu deslocamento. Por fim, estruturas de suporte, como o pênis nos homens e o útero nas mulheres, ajudam no transporte de gametas; o útero é também o local para o crescimento do embrião e do feto durante a gestação.
Tortora, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Imagine que você trabalhe em um laboratório de análises clínicas que faça análise de testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), que acometem o sistema reprodutor feminino e masculino. Sendo o especialista na área, lhe foi solicitado que fizesse uma cartilha com informações sobre estas doenças.
Para dar apoio na confecção deste material, escolha 3 doenças e faça um texto descritivo de 15 a 20 linhas abordando os seguintes aspectos:
a) relacione os sintomas de cada doença
b) descreva o diagnóstico
c) explique o tratamento
Soluções para a tarefa
Resposta:
São IST (infecções sexualmente trasnmissíveis): a gonorreia, a AIDS e a sifilis.
VEja os sintomas de cada uma das IST (infecções sexualmente trasnmissíveis):
Gonorreia
É uma IST causada por bactérias que pode causar infertilidade, se não for tratada da maneira correta.
AIDS
É a síndrome da imunodeficiência adquirida, causada pelo vírus HIV, geralmente é transmitida pelo contato sexual desprotegida, cujo principal sintoma é o aparecimento de feridas indolores.
A melhor forma de prevenção, para não contrair IST (infecções sexualmente trasnmissíveis) é usar preservativo nas suas relações sexuais.
As IST's, ou infecções sexualmente trasmissíveis, merecem atenção do serviço de saúde.
A utilização de preservativos durante uma relação sexual é ideal para que se possa previnir a transmissão de uma infecção.
Caso um paciente se contamine com uma IST, como por exemplo herpes genital, sífilis, gonorreia, HIV, HPV e hepatites B e C, é preciso tratamento.
O tratamento medicamentoso varia de acordo com a infecção e há quanto tempo a infecção ocorreu.
É indispensável a orientação ao paciente em relação ao uso de preservativos.
Para saber mais, veja:
https://brainly.com.br/tarefa/3572694