A reprodução sexual é o processo pelo qual os organismos geram descendentes pela produção de células germinativas chamadas gametas. Depois que o gameta masculino (espermatozoide) se une ao gameta feminino (oócito secundário) – em um evento chamado de fertilização – a célula resultante contém um conjunto de cromossomos de ambos os pais. Os homens e as mulheres têm órgãos genitais anatomicamente distintos, que são adaptados para produzir gametas, facilitar a fertilização e, nas mulheres, sustentar o crescimento do embrião e do feto.
Os órgãos genitais masculinos e femininos podem ser agrupados por função. As gônadas - testículos nos homens e ovários nas mulheres – produzem gametas e secretam hormônios sexuais. Vários ductos então armazenam e transportam os gametas, e as glândulas sexuais acessórias produzem substâncias que protegem os gametas e facilitam o seu deslocamento. Por fim, estruturas de suporte, como o pênis nos homens e o útero nas mulheres, ajudam no transporte de gametas; o útero é também o local para o crescimento do embrião e do feto durante a gestação.
Tortora, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Imagine que você trabalhe em um laboratório de análises clínicas que faça análise de testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), que acometem o sistema reprodutor feminino e masculino. Sendo o especialista na área, lhe foi solicitado que fizesse uma cartilha com informações sobre estas doenças.
Para dar apoio na confecção deste material, escolha 3 doenças e faça um texto descritivo de 15 a 20 linhas abordando os seguintes aspectos:
a) relacione os sintomas de cada doença
b) descreva o diagnóstico
c) explique o tratamento
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Perguntas interessantes
Física,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás