A reprodução sexuada é o processo pelo qual ocorre a fusão de duas células gaméticas, com junção de seus núcleos, produzindo descendências variadas. Com exceção dos vírus e bactérias, todos os demais seres vivos utilizam dessa via reprodutiva para perpetuação da espécie. Por esse processo, chamado de fecundação ou fertilização, os gametas de uma mesma espécie se fundem para originar uma célula denominada zigoto (célula ovo). Durante a fusão, os núcleos gaméticos se unem, havendo uma mescla do conteúdo cromossômico. Portanto, esse mecanismo consiste no compartilhamento de material genético, cedido por dois organismos filogeneticamente semelhantes, entrecruzando-se através de células reprodutivas, formando um novo indivíduo.
Nos animais, por exemplo, na espécie humana, os espermatozóid3s (gameta masculino) são células pequenas e móveis, enquanto o óvulo (gameta feminino) é uma célula grande e sem mobilidade própria. Os organismos com reprodução sexuada podem receber as seguintes denominações de acordo com a complexidade da estrutura reprodutiva: Organismos Di0ic0s → aqueles que apresentam sexos separados conforme o gênero (macho e fêmea); Organismos Mon0ic0s → aqueles que possuem os dois sexos, o masculino e o feminino, consequentemente produzem os dois tipos de gametas na mesma unidade estrutural (hermafroditas).
ATIVIDADE: Em seu caderno, explique o que você entendeu por:
Fertilização:
Reprodução sexuada:
Organismos dióic0s:
Organismos monóic0s:
Soluções para a tarefa
Resposta:
ocorre a fusão de duas células gaméticas, com junção de seus núcleos (cariogamia ou anfimixia), produzindo descendências variadas. Com exceção dos vírus e bactérias, todos os demais seres vivos utilizam dessa via reprodutiva para perpetuação da espécie.
Por esse processo, chamado de fecundação ou fertilização, os gametas (células haploides), de uma mesma espécie se fundem para originar uma célula diploide, denominada zigoto (célula ovo). Durante a fusão, os núcleos gaméticos se unem, havendo uma mescla do conteúdo cromossômico antes armazenado no interior de cada um.
Portanto, esse mecanismo consiste no compartilhamento de material genético, cedido por dois organismos filogeneticamente semelhantes, entrecruzando-se através de células reprodutivas, formando um novo indivíduo.
Fertilização: A fertilização ou fecundação é o nome que se dá quando o espermatozoide consegue penetrar no óvulo maduro dando origem a uma nova vida.
Reprodução sexuada: A reprodução sexuada é uma forma de reprodução que se realiza por meio da fusão de dois tipos de células reprodutoras especializadas chamadas gâmetas. Nos animais essas células especializadas são o óvulo e o espermatozóide.
Organismos monóic0s: Animais monoicos são os hermafroditas onde se tem os dois sexos no mesmo animal.
Organismos dióic0s: Já os animais dioicos são como nos seres humanos que são dividido por gênero masculino e feminino, logo possuindo dois sexo em uma em casa individuo.