A reprodução nas Gimnospermas ganhou um novo componente. Qual componente foi este e qual sua importância para o crescimento da nova planta?
Soluções para a tarefa
As angiospermas são plantas que possuem as sementes protegidas pelo fruto, é o grupo com maior número de espécies - mais de 250 mil - e o termo angio significa vaso, enquanto esperma quer dizer semente. Em conjunto com as gimnospermas, formam um grupo de plantas fanerógamas (fânero = “visível”; gamos = “casamento”), ou seja, são plantas que possuem órgãos reprodutores facilmente observáveis.
Abaixo, podemos observar a estrutura completa de uma flor, que é responsável pela reprodução sexuada das angiospermas.
O carpelo, que está no interior da flor formando um vaso, é o local onde as sementes irão se desenvolver, e parte deste se transformará em fruto. A planta propriamente dita é o esporófito, sendo que o gametófito encontra-se incluso nos tecidos do esporófito em tamanho reduzido.
Os verticilos são conjunto de folhas modificadas ou esporófitas, geralmente apresentando quatro destes: cálice (conjunto de folhas protetoras – sépalas); corola (conjunto de pétalas); androceu (andro = “masculino”) formado por folhas modificadas responsáveis pela reprodução – estame; gineceu (gino = “feminino”) formadas pelo conjunto de carpelos ou pistilos que também é responsável pela reprodução – estigma, estilete, ovário e óvulo.
As angiospermas possuem tamanhos variáveis e apresentam raiz, caule, folha e flor.