A reportagem vista por Luís Fernando despertou no estudante várias questões interessantes no seu pensamento. Como a fotografia contribui para se contar as mudanças ocorridas com o passar do tempo? (0,5)
Questão 2: Em sua pesquisa, Luís encontrou diversas fotografias de governantes. Notou que algumas fotografias pareciam valorizar a pessoa em questão, enquanto outras traziam uma imagem negativa. A partir da ideia da intertextualidade, de que forma a leitura do texto não-verbal pode despertar possibilidades para a criação de diferentes narrativas da História do Brasil? (1,5)
Questão 3: Depois da pesquisa no banco de imagens de São Bernardo do Campo e conversando com seus avós, Luís ficou interessado em escrever sobre a história da localidade registrada na fotografia que mostrou para seus avós. Escreva sobre as principais dificuldades que Luís poderá enfrentar ao utilizar a fotografia como base para...
Soluções para a tarefa
1 -
A fotografia cria uma espécie de "testemunho" da realidade que retrata, capturando, quase que por mágica, características superficiais de uma época, sendo uma forma de realizar registros pontuais..
Se fizermos registros de diversas épocas diferentes, podemos usar estes registros para comparar uma época com a outra, vendo o que havia antes e que não há mais ou o que não havia antes e que agora há, percebendo mais facilmente as mudanças que aconteceram no nosso mundo, sendo esta uma ferramenta muito útil para a história e os estudos das sociedades humanas.
2 -
Os elementos não-verbais acabam criando uma "moldura" na qual a narrativa histórica sobre aqueles personagens será criada: se falamos, por exemplo, dos derrotados em uma guerra, a tendência é que a sua apresentação, organizada pelos vencedores, será fortemente negativa.
3 -
Usar fotografias como fontes históricas apresenta dificuldades pois muitas vezes elas não dão conta, sozinhas, de explicar movimentos complexos, sendo apenas retratos pontuais do que teria acontecido naquele espaço naquele período, sendo necessário o uso de outras fontes, escritas, para estabelecer uma narrativa mais completa.