A reportagem é um gênero jornalístico que possui algumas características que a diferenciam da notícia e dos artigos de opinião por exemplo. Leia a seguir fragmentos de uma reportagem.
[…]
A interação humana, essa do olho no olho e da troca de empatia com o outro, é desafiada por uma invenção da humanidade: a máquina treinada para pensar como os seres humanos, mas que olha a vida de outro jeito. Os robôs foram tirados da ficção científica e trazidos para o mundo real. Alguns são chamados humanóides, projetos ainda bem distantes de seres humanos.
Um robozinho nasceu há dois anos e meio no Paraná e já sabe dizer quem ele é.
“Oi, Tinbot. Você é inteligente?”, pergunta a repórter.
“Bem, não é assim aquela coisa que se diga ‘Nossa, que inteligência que ele tem’. Mas eu tenho, sim, alguns módulos com inteligência artificial”, responde o robô.
A inteligência artificial, na maioria das vezes, está dentro de máquinas, computadores e aplicativos, trabalhando em silêncio. E não se percebe que ela existe e está no mundo inteiro.
Imagine um avião andando numa pista sem o comando de um piloto. Isso já é possível. A inteligência artificial comandou um avião que circulou sozinho numa pista, no interior de São Paulo. [...]
Imagine um avião andando numa pista sem o comando de um piloto. Isso já é possível. A inteligência artificial comandou um avião que circulou sozinho numa pista, no interior de São Paulo. Um piloto estava na cabine, mas só para interferir se alguma coisa desse errado. […] O engenheiro Rafael Cunha criou um robozinho para ajudá-lo a fazer um trabalho que ele já não conseguia fazer direito. E que o robô, com inteligência artificial, faz muito melhor que qualquer ser humano. [...]
“Na aeronave, a gente tem 200 mil rebites, que são elementos de ligação entre peças na fuselagem. Nosso dever como inspetor é ir lá e checar se tudo isso daqui está ok. Um inspetor vai passando a lanterna e ele vai avaliando, um por um, se ele está íntegro ou não. Então, nesse caso aqui, nós já temos um rebite que não passaria nesse teste”, explica.
(Disponível em Acesso em março de 2021.)
1. Assinale a opção que identifica corretamente, a partir dos fragmentos que você leu, o gênero textual e algumas de suas características *
a) Bilhete e/ou carta pessoal: comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é predominantemente coloquial.
b) Notícia: texto curto, linguagem formal, objetiva, mais simples; uso do discurso indireto para dar destaque ao fato em si, sem demonstrar a opinião do veículo e repórter que publica e escreve.
c) Reportagem: trata um fato, assunto ou tema de forma aprofundada; pode conter descrição e narração; informa, mas também pretende criar uma opinião nos leitores; linguagem formal, objetiva, dinâmica.
d) Poema: a linguagem é sua principal característica, pois há uma preocupação com a seleção e a combinação vocabular. Sua linguagem é predominantemente subjetiva
elianebarbosacorreia:
1c e 2a
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1a 2c
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
c) e a)
Explicação:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Administração,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás