História, perguntado por esterlima0506, 8 meses atrás

A renúncia de Jânio Quadros causou transtornos políticos que abalaram o Congresso Nacional. A solução encontrada, para a posse de João Goulart na presidência, em 1961:

A)Conseguiu harmonizar os interesses e afastar as dificuldades políticas, com Tancredo Neves, político da UDN, como primeiro-ministro.

B)Não teve a participação de militares; mas, apenas, do partido político mais forte, a UDN, sob a liderança de Tancredo Neves.

C)Não conseguiu desfazer as tensões políticas por inteiro, sobretudo a insatisfação de grupos da burguesia e de militares que temiam as propostas defendidas por Jango.

D)Não teve a participação das forças de esquerda, em razão das relações que o novo presidente tinha com o varguismo.

E)Teve amplo apoio dos militares mais expressivos politicamente e dos partidos políticos de ideologia liberal, como a UDN e o PSD.

Soluções para a tarefa

Respondido por eestefany526
70

Resposta:

Letra

(C)

Fechar

Explicação:

A medida encontrada pelo Congresso Nacional, o parlamentarismo, não foi suficiente para superar a polarização política do governo de Jango, já que a burguesia e a os militares orquestraram o golpe de 1964, após Jango apresentar suas Reformas de Base.

Respondido por martinkoliveira
14

A solução encontrada, para a posse de João Goulart na presidência, em 1961, está de acordo com a letra C) Não conseguiu desfazer as tensões políticas por inteiro, sobretudo a insatisfação de grupos da burguesia e de militares que temiam as propostas defendidas por Jango.

No início da década de 1960, mais precisamento no dia 25 de agosto de 1961, o então presidente do Brasil renunciou ao cargo, em um ato totalmente inesperado.

Como se é garantido pela Constituição, quem deveria passar a governar o país seria João Goulart, que era o vice-presidente na época. No entanto, os militares se prontificaram de protestar contra a posse de Goulart, pois para eles o vice-presidente seria "comunista".

A partir daí, João passou a ter o auxílio de Leonel Brizola, então governador do estado do Rio Grande do Sul. Brizola, desde o primeiro momento, estava destinado a impedir que os militares tomassem o poder, e anunciou a Campanha da Rede da Legalidade, que tinha o objetivo de fazer com que João Goulart tomasse o poder, como era previsto pela Constituição.

No entanto, a medida tomada pelo Congresso Nacional a partir desse ano, que foi o Parlamentarismo, não obteve sucesso em terminar com a grande polarização política no período, o que ocasionou no golpe de 1964, onde os militares tomaram o poder.

Leia sobre assunto relacionado em:

https://brainly.com.br/tarefa/7839114

Anexos:
Perguntas interessantes