A renovação literária que se verifica no norte da Itália no século XIV, com as obras de Dante Alighieri (1265- 1321), Francesco Petrarca (1304-1374) e Giovani Boccaccio (1313-1375), é considerada um marco para o chamado Renascimento Cultural. Produzindo obras de transição para a cultura renascentista, esses autores NÃO
A) glorificavam as conquistas humanas.
B) utilizavam uma linguagem popular.
C) ironizavam a moral corrente.
D) criticavam a cultura medieval.
E) ignoravam a temática religiosa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E. Ignoravam a temática religiosa.
Explicação:
Os autores renascentistas eram financiados pelo clero católico em um processo denominado mecenato. É tanto que muitas das obras dessa época possuem um cunho religioso muito forte com representações de figuras eclesiásticas. Por isso, não é possível que eles ignorassem a temática religiosa.
O renascimento cultural, marcado pela literatura humanista de Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio não ignorava a temática religiosa.
Portanto, a alternativa incorreta, que deve ser assinalada é a letra E.
Contextualizando a alternativa incorreta
O período renascentista representou apenas o surgimento do início do humanismo. O afastamento entre o humanismo e a religião ocorreu de forma gradual, e não era uma característica das obras destes primeiros humanistas ignorar temáticas religiosas.
Para exemplificar, basta olhar para as obras de Dante Alighieri (A Divina Comédia) e de Giovanni Boccaccio (Decamerão), que são narrativas mergulhadas na temática do cristianismo.
Também é necessário lembrar que neste período do Renascimento, os mecenas que financiavam os artistas e pensadores eram todos católicos. Ignorar a religiosidade em suas obras, portanto, não era uma opção.
Saiba mais sobre o humanismo em https://brainly.com.br/tarefa/22736206
#SPJ2