A religião representa uma Instituição Social presente na organização das sociedades. Por meio da religião, os indivíduos expressam suas crenças e rituais relacionados à fé. As religiões influenciam a formação da moral e dos valores sociais. A religião também pode ser usada como instrumento de dominação e pode chegar ao fanatismo. Existe uma grande diversidade de religiões no Brasil e isto se dá em função da característica de estado laico conforme determinado pela Constituição Federal.
Frente a esses conceitos, é possível afirmar que:
A) As diferentes religiões presentes no Brasil são respeitadas por todos os membros da sociedade;
B) O fanatismo religioso representa um risco para a tolerância e o respeito à diversidade religiosa;
C) A Constituição Federal aponta uma religião oficial no Brasil;
D) O Estado Laico proíbe o exercício da liberdade religiosa;
E) As igrejas e templos religiosos devem receber auxílio financeiro dos governos.
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
Entenda a questão:
Todas as religiões são respeitadas no Brasil?
Infelizmente não, há no Brasil uma valorização do cristianismo, ao passo que outras religiões sofrem perseguições regularmente, caso principalmente das religiões de matriz africana. É relativamente comum que templos religiosos não-cristãos sejam depredados ou que seus cultos sejam motivos de piada por grande parte da sociedade brasileira.
O que é Estado laico? O Brasil é laico?
A ideia de laicidade traz que o Estado não deve promover uma religião oficial ou deixar que assuntos religiosos interfiram na esfera política estatal. O Brasil atualmente é um país laico, ou seja, não possui uma religião oficial e nem pode beneficiar algum segmento religioso. Porém o que acontece é que as repartições públicas são notadamente cristãs, sendo possível dizer que o Brasil é laico apenas no papel, e não na realidade. Ser um país laico não significa que o Estado proíbe o exercício de atividades religiosas, pelo contrário, isso garante que haja liberdade religiosa, permitindo com que o cidadão escolha qual culto deseja seguir. Assim, também não deve haver favorecimento financeiro para igrejas e templos religiosos, visto que não é papel do Estado promover alguma religião.
Quais são os efeitos do fanatismo religioso?
O fanático é aquele que é exageradamente ligado a algo: políticas, ideologias, esportes, etc. Dentro das religiões também existem fanáticos, pessoas que acham que somente a sua fé é verdadeira e que todas as outras devem ser combatidas. Esse pensamento é extremamente perigoso pois é intolerante e atenta contra a diversidade religiosa. Para o fanático não deve existir diversidade, apenas a sua religião deveria existir. O fanatismo religiosa atenta contra o Estado laico e a liberdade religiosa.
Sendo assim, é possível afirmar que:
B) O fanatismo religioso representa um risco para a tolerância e o respeito à diversidade religiosa.
Estude mais em:
- Como o conhecimento pode diminuir a intolerância e o fanatismo religioso?
https://brainly.com.br/tarefa/14166713
- Características do fanatismo religioso nos dias atuais
https://brainly.com.br/tarefa/23285053
- O que significa tolerância religiosa ?
https://brainly.com.br/tarefa/485131
Bons estudos!
O fanatismo religioso representa um grande risco para o processo de tolerância religiosa, uma vez que acaba com qualquer prática de diversidade religiosa, pelo fato de desenvolver metodologias extremistas (Alternativa B).
Por que o fanatismo religioso é um perigo?
O fanatismo religioso aborda que somente uma religião é capaz de prover a fé das pessoas, de forma que as outras religiões são erradas ou devem ser destruídas. Esta ideia corrobora com atos de violência e insensatez, o que prejudica a diversidade religiosa em que vivemos.
Mais sobre fanatismo religioso: brainly.com.br/tarefa/38160389
#SPJ3